Cisão na Warner Bros. Discovery: grupo separa unidade de streaming da televisão por cabo
Numa altura em que a televisão por cabo tem perdido cada vez mais espaço para o streaming, a dona da HBO vai separar-se em dois e criar unidades independentes para cada área de negócios. Ações disparam 11%.
Para fazer face às mudanças estruturais no mundo dos media, a Warner Bros. Discovery vai dividir-se em dois e criar unidades separadas para o seu negócio de televisão por cabo e para o de "streaming". A cisão vai dar origem a duas empresas distintas, ambas cotadas em bolsa, e tem como objetivo dar espaço para a divisão de conteúdos transmitidos pela internet crescer, numa altura em que cada vez mais pessoas migram os seus hábitos de consumo para o online e o grupo enfrenta uma dívida crescente.
Desta forma, a Warner Bros. Discovery desfaz boa parte da fusão realizada em 2022 entre a Warner Media e a Discovery. A nova divisão de "streaming" vai ficar com as joias da coroa do grupo, onde se destacam a HBO Max, a DC Studios e a Warner Bros, enquanto o braço de televisão por cabo - batizado de forma temporária de Global Networks - vai deter uma participação de 20% na sua empresa-irmã e ficar com marcas como a CNN e a TNT Sport. Os dividendos distribuídos pela divisão de "streaming" vão ser canalizados para abater a dívida de 38 mil milhões de dólares detida neste momento pela Warner Bros. Discovery e que vai passar, em grande parte, para a nova unidade de televisão.
Espera-se que a divisão esteja completa até meados de 2026. O atual CEO do grupo, David Zaslav, vai liderar a divisão de "streaming", enquanto o CFO da empresa, Gunnar Wiedenfels, vai ficar à frente da Global Networks. "Ao operarmos como duas empresas distintas e otimizadas no futuro, estamos a capacitar estas marcas icónicas com um foco mais nítido e a flexibilidade estratégica de que necessitam para competir de forma mais eficaz no atual panorama mediático em evolução”, explicou Zaslav, na nota que anunciou a cisão.
As ações do grupo chegaram a disparar mais de 11% com o anúncio, mas entretanto os ganhos foram reduzidos para cerca de 7%. Apesar dos avanços expressivos desta tarde, a empresa continua a registar um saldo bastante negativo de 60% na sua cotação desde que realizou a fusão entre a Discovery e a Warner Media. Além dos desafios estruturais que as empresas de media estão a enfrentar e que estão a ter peso nas ações ligadas ao setor, como a perda de subscritores de televisão por cabo e grande competição no "streaming", os investidores têm-se mostrado bastante preocupados com as contas do grupo.
"A Warner Bros. Discovery é uma mixórdia de negócios que falharam em conquistar o mercado. [Com a divisão], a Warner Bros passa a ter mais hipóteses de obter maior interesse por parte dos investidores e de concentrar a gestão num menor número de coisas", comentou Dan Coatsworth, analista da AJ Bell, à Reuters.
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