A história do que mudou em Portugal resumida em 15 gráficos
15 anos, 15 gráficos. É desta forma que contamos o que se passou em Portugal nos últimos anos. Neste período, o país viveu uma das maiores crises económicas das últimas décadas que ficou para trás, mas deixou marcas profundas. As contas públicas mexeram muito nestes 15 anos. Depois de atingir défices orçamentais de dois dígitos e uma dívida pública de 130% do PIB, o país conseguiu endireitar a trajectória. A esperança de vida subiu e os portugueses estão muito mais qualificados.
PIB expandiu, mas investimento público caiu

Desemprego sobe e baixa a grande velocidade

Salários do privado tropeçaram na troika

Construção recupera após uma década deprimida

Crédito sobe, mas continua longe dos níveis de 2003

Receitas turísticas triplicam em 15 anos

Valor da bolsa nacional cresce 50%

Depois da crise, défice atinge mínimo da democracia

Crise da dívida afasta Portugal da Alemanha

Carga fiscal sempre a subir

Despesa pública em saúde a cair desde 2010

Despesa com pensões a subir aos saltinhos

Qualificações disparam em 15 anos

Gastos com pessoal descem

Mais anos de vida

O país passou por muito e também mudou, mas menos do que aquilo por que passou. A grande recessão abalou os alicerces da economia e do Estado social, mas não de forma irremediável e, a pouco e pouco, as coisas vão regressando ao que eram antes da hecatombe provocada pela crise financeira.
A economia voltou a níveis de crescimento só vistos no século anterior, enquanto o desemprego caiu a pique, mas mantendo-se, ainda assim, longe do quase pleno emprego dos anos 90.
O sector da construção voltou à superfície depois de uma década a afundar, mas o que verdadeiramente mudou na economia foi o peso do turismo, com efeitos por toda a economia. Os preços das casas dispararam, impulsionados pelo alojamento local a turistas, pelo investimento estrangeiro e pelo regresso em força do crédito hipotecário.
Mais lidas