O Negócios pergunta. Maioria considera que UE não está preparada para a guerra comercial com EUA
O Negócios desafiou os leitores a responderem a uma pergunta no canal do WhatsApp sobre a guerra comercial entre os dois blocos. Eis as conclusões.
- 1
- ...
Manter a calma e pensar no futuro. É esta a receita de António Costa, presidente do Conselho Europeu, para lidar com os Estados Unidos de Donald Trump. Em conversa com José Manuel Durão Barroso, antigo presidente da Comissão Europeia, Costa admite que "vivemos um momento de alguma incerteza e imprevisibilidade" na relação transatlântica, principalmente em matéria de defesa e comércio, mas é importante não esquecer que a relação entre os dois blocos perdura para lá do mandato de um Presidente.
"Temos de manter nervos de aço e manter o nosso diálogo com os EUA a um nível institucional. Não podemos estar a responder a cada 'tweet', a cada decisão que é tomada publicamente. Temos de dialogar com os EUA", afirmou.
Questionados pelo Negócios no canal do WhatsApp, a larga maioria dos leitores considera que a União Europeia (UE) não está "nada preparada" para uma guerra comercial com os Estados Unidos. Dos 215 leitores que responderam, 103 assinalaram essa opção no inquérito. Outros 67 inquiridos consideram que a UE está "pouco preparada".
Mais otimistas, 45 leitores defenderam que os Estados-membros conseguem fazer frente aos Estados Unidos em caso de guerra comercial, com 27 a selecionar a opção "preparada" e uma minoria, 18 leitores, a defenderem que a UE está "muito preparada" para essa eventualidade.
O Negócios quer saber a opinião dos seus leitores sobre os assuntos mais relevantes da atualidade. Para isso, vai passar a colocar regularmente questões aos subscritores do canal de WhatsApp.
Se ainda não subscreveu, pode fazê-lo e participar aqui.
Mais lidas