Peça de Fruta - O clube de uma mestre em Finanças
Quando se lançou como empresária, Patrícia Proença sabia que tinha de inovar. Por isso, criou o Clube de Frutas, um serviço destinado ao cliente particular, "que não tem tempo para depois de um dia de trabalho ir a correr para uma mercearia". Além de fruta, o clube também entrega refeições saudáveis e ligeiras confeccionadas pelo chef Pedro Sommer, como saladas, massas, sopas, sanduíches e sumos. Uma salada Caesar, com frango, alface, croutons e lascas de parmesão pode custar cerca de 6,40 euros. Porquê este serviço? Para que a Peça de Fruta pudesse diferenciar-se das quatro empresas que já estavam a operar no mercado. Assim, entregam fruta para consumo doméstico nas organizações ou refeições saudáveis para que possa almoçar no seu local de trabalho.
Até aqui, "tem corrido bem". As refeições são requisitadas, sobretudo, para reuniões de direcção como alternativa aos tradicionais bolos. Foi "uma oportunidade de mercado". As empresas preocupam-se cada vez mais em motivar os seus colaboradores, reter os melhores profissionais e a sociedade preocupa-se, no geral, em ter um estilo de vida mais saudável. "Estas são questões transversais a qualquer sociedade actual", comenta. Quando a Peça de Fruta arrancou, já tinha todos estes serviços incorporados. E para o Natal, estão a apostar em cestos característicos da época festiva.
PUB
Fruta no sangue
Patrícia Proença tinha a vontade de empreender, o "know-how" e a estrutura. A sua família tem uma empresa que opera na área da distribuição de fruta há mais de 30 anos, na qual sempre participou. É nessa estrutura que funciona a Peça de Fruta. "Já acompanhava o negócio da distribuição dos cestos de fruta nos escritórios há alguns anos, noutros países, e entendi que tinha todas as condições para avançar com este negócio."
Com cerca de 70 mil euros, investiu numa carrinha, numa câmara frigorífica, nos cestos de verga e na imagem da empresa. Além dos cabazes com fruta, Patrícia Proença também entrega outros com vinho, azeite, queijo, entre outros produtos regionais. Os cestos de pequeno-almoço também têm sido procurados para surpresas de aniversário. Um cesto de fruta de 25 peças pode custar 8,75 euros. Se preferir, pode encomendar as variedades de fruta e quantidades que quiser. Neste caso, a fruta é pesada e paga ao quilograma, sendo que o preço por quilo é o praticado no supermercado.
PUB
Patrícia Proença estuda diariamente o mercado empresarial e aposta no contacto com empresas que entende serem potenciais clientes. Procura saber que organizações têm interesse em beneficiar os seus trabalhadores ou que empresas se situam na rota que já tem definida. "Começa a haver retorno financeiro quando temos um conjunto de entregas na mesma área". Até agora, conseguiram angariar cerca de 50 clientes. Para o futuro, pretende solidificar a posição da Peça de Fruta enquanto empresa de entrega de cestos de fruta e querem expandir o serviço para outras regiões, sobretudo, para o Porto. Por agora, asseguram este serviço através de uma transportadora, mas é um processo que fica mais dispendioso.
O negócio de Patrícia Proença também ajuda as crianças infectadas com o vírus HIV, através da parceria com a Associação Sol. A associação recebe toda a fruta que, apesar de ter boa qualidade, apresenta um menor calibre, por causa da sua cor ou tamanho, e que, por isso, não pode ser incluída nos cestos ou sacos de fruta.
Bilhete de Identidade
PUB
Nome Peça de Fruta
Sede Alverca
Área de actividade Entrega de cestos de fruta em escritórios e de cestos de oferta.
PUB
Início de actividade Abril de 2010
Número de colaboradores 4
Investimento inicial 70 mil euros
PUB
Site www.pecadefruta.com
Três forma de servir
• Cestos de frutaÉ o produto "estrela" da Peça de Fruta. Os cestos de fruta para empresas incluem quatro a sete variedades de fruta consoante a época e dividem-se em cestos de 25 ou 45 peças. As variedades podem ser alteradas consoante o "feedback" de cada cliente. Além destes, a empresa comercializa Cabazes de Natal, para a época festiva que se avizinha e Cestos de Oferta, para surpreender que mais gosta.
PUB
• Clube de frutas
Factor de diferenciação da concorrência, o Clube de Frutas foi pensado para o cliente individual.
Se não tiver muito tempo para as compras domésticas semanais, por que não pede à Peça de Fruta que as faça? Para isso, tem de se registar como membro do clube, fazer a encomenda e esperar que a entreguem no seu escritório.
PUB
• Refeições "Quick by Sommer"No Clube de Frutas também pode encomendar refeições saudáveis, confeccionadas pelo chefe Pedro Sommer, proprietário do Restaurante Sommer. A sua cozinha tem origem portuguesa, mas é condimentada com ingredientes internacionais, fruto da sua experiência além-fronteiras. As refeições "Quick by Sommer" são ideais para um almoço rápido, confortável e saudável.
Mais lidas
O Negócios recomenda