Um "site", um livro, uma revista
A Internet é uma fonte quase ilimitada para recolher informação e partilhar experiências. Para quem gere um negócio de pequena ou média dimensão, a "web" contém milhares de fontes onde se pode encontrar informação útil e...
Um "site"
Blogues para as PME
![]() Em "Blogs for All Business", encontre as ligações para centenas de sítios onde pode encontrar informação e análise |
Em "Blogs for All Business", encontre as ligações para centenas de sítios onde pode encontrar informação
e análise
A Internet é uma fonte quase ilimitada para recolher informação e partilhar experiências. Para quem gere um negócio de pequena ou média dimensão, a "web" contém milhares de fontes onde se pode encontrar informação útil e prática, bem como análise e reflexão sobre os problemas específicos que desafiam as organizações.
Se tudo isto é verdade, também há uma dificuldade. No meio de tantas fontes, como encontrar rapidamente aquilo que se pretende? Os motores de busca dão uma boa ajuda, mas há directórios que vão um pouco mais além. É o caso do blogsforsmallbusiness.com que, a própria designação indica, reúne ligações para blogues de todo o mundo, dedicados aos problemas das pequenas e médias empresas.
Na página inicial, é possível encontrar os "links" organizados por temas, desde "marketing" e publicidade a contabilidade e empreendedorismo, passando pela gestão, contratação de recursos humanos e "outsourcing". Por cada área temática, é possível aceder a numerosos blogues, com predominância para os que são escritos em língua inglesa.
Na "homepage" pode encontrar, também, um blogue em destaque, além de uma secção destinada a esclarecer dúvidas.
Um livro
Lições da escola Disney
![]() | "Magia - Estratégias de Liderança na Disney", de Lee Cockerell, é editado em Portugal pela Casa das Letras. Tem 237 páginas. |
Mais um livro com conselhos sobre gestão e liderança? Sim, mas com uma pequena diferença. Este pode ser arrumado entre os que são escritos por quem teve a experiência de gerir projectos e pode ter alguma coisa prática a ensinar, em vez de meros conselhos acabadinhos de brotar do gabinete de mais um académico bem intencionado.
Lee Cockerell foi, durante quase dez anos, responsável pelas operações do Walt Disney World Resort, onde assumiu a gestão de estruturas de lazer e entretenimento. Reformou-se há dois anos, mas continua a participar na formação de de sete mil quadros da organização. Antes disso, tinha trabalhado para as cadeias hoteleiras Hilton e Marriott.
Em "Magia - Estratégias de Liderança na Disney", Cockerell parte da sua vida profissional e das situações reais que enfrentou para expor dez estratégias na gestão de empresas. Um dos focos essenciais da abordagem do autor está na motivação dos colaboradores e nas vantagens de manter uma atitude aberta e acessível para conseguir obter resultados positivos em matéria de produtividade.
O tom geral do livro é marcado pelo título dado à estratégia número um: "todas as pessoas são importantes".
Uma revista
A nova arma da Amazon
![]() | Na capa da "Fortune", Jeff Bezos segura um Kindle DX, o "e-reader" que é a nova arma para fazer crescer os lucros da Amazon em tempos de crise. |
No plano que abre o tema de capa da "Fortune" de 15 de Junho, Jeff Bezos surge sentado sobre uma pilha de livros, revistas e jornais. Nas mãos, o líder executivo da Amazon segura um exemplar do Kindle DX, o aparelho que permite comprar e ler livros e outras edições em formato digital.
A mensagem da fotografia é eloquente sobre as ambições da Amazon de fazer uma nova mudança na forma de vender e consumir livros, através do seu "e-reader". As 3.500 publicações sobre as quais Jeff Bezos se senta caberiam facilmente dentro do Kindler DX que tem nas mãos, dispensando os seus possuidores de terem que ocupar espaço nas suas casas com longas estantes onde todo aquele papel seria guardado.
O Kindle DX é a nova aposta de Jeff Bezos no campeonato dos "e-readers", sucessor do Kindle 2, aparelho que ajudou a empresa a fazer troça da crise, ao registar um crescimento dos resultados de 24% no final do primeiro trimestre deste ano, em comparação com idêntico período do ano passado. A "Fortune" assinala que nem tudo é perfeito no novo modelo do Kindle, mas é provável que este aparelho venha a "voar das prateleiras" a um ritmo tão intenso como o do seu antecessor.
Mais lidas