Um "site", um livro, uma revista
Baptizado como "Mod 2010 - os mestres do design", o site da Fast Company aponta os melhores nesta área e o que estão a fazer.
Um "site"
Conheça os criadores
![]() | ![]() Denis Weill, que tem a seu cargo a mudança do visual da McDonald's, é um dos designers apresentados pela Fast Company. |

Denis Weill, que tem a seu cargo a mudança do visual da McDonald's, é um dos designers apresentados pela Fast Company.
Baptizado como "Mod 2010 - os mestres do design", o site da Fast Company aponta os melhores nesta área e o que estão a fazer. É assim que se torna possível conhecer o trabalho de Patricia Urquiola, que criou peças para a BMW, H&M e os hotéis Mandarim, ou de Walter Hood, que transforma espaços públicos em pilares das comunidades que servem.
A Fast Company escolheu entre jovens designers e outros de créditos firmados e com notoriedade assegurada, garantindo que todos eles partilham um denominador - são pioneiros que exploram a fronteira onde o design se encontra com a mudança. Veja-se o caso de Gadi Amit, que se especializou em conceber peças para o sector das tecnologias, ou de Denis Weill, que tem a seu cargo a mudança do visual da cadeia de restaurantes McDonald's, um plano cujo custo estimado ascende a 1,7 mil milhões de euros.
Há ainda a história de Fiona Morrisson, que se ligou à companhia aérea JetBlue, tendo conseguido fazer a fusão entre marca e design. E ainda Michael Murphy, que surge como representante de uma nova geração de designers que aposta em criar produtos bonitos e funcionais e, ao mesmo tempo, tem preocupações especiais em áreas como a saúde, o ambiente e a educação.
Um Livro
Fazer diferente
![]() | ![]() Pedro Queiroga Carrilho já vai no seu terceiro livro sobre finanças pessoais. Este dá ênfase ao empreendedorismo. Uma edição Lua de Papel. |

Pedro Queiroga Carrilho já vai no seu terceiro livro sobre finanças pessoais. Este dá ênfase ao empreendedorismo. Uma edição Lua de Papel.
A fórmula aparenta ser um "ovo de Colombo" literário. Pedro Queiroga Carrilho começou com o livro "O seu primeiro milhão", seguiu-se "O primeiro milhão para casais" e lançou agora o "Descubra o milionário que há em si". A introdução é elucidativa quanto aos objectivos do livro, uma espécie de "faça você mesmo" para gerir e multiplicar as finanças pessoais.
"Este livro pretende ajudar os portugueses a ganhar mais dinheiro. É um desafio ousado, tendo em conta a multiplicação de métodos para produzir mais dinheiro e a impossibilidade de analisar a situação pessoal de cada um. No entanto, se quer ter mais dinheiro do que a média nacional, vai ter, certamente, de fazer algo diferente, escreve Pedro Queiroga Carrilho.
Antes de mais, o autor propõe que se realizem exercícios de planeamento financeiro, que permitam fazer o ponto da situação sobre o estado das poupanças. Este é o pressuposto, acrescenta, para "começar a estudar metodologias e novo paradigmas para ter mais dinheiro, cumprir os seus planos e, acima de tudo, ter mais qualidade de vida". Uma das formas de atingir esta meta é criar um negócio. O "processo empreendedor" é um meio "para ter mais dinheiro" assegura o autor. Os processos para lá chegar são o objecto do livro.
Uma Revista
Ligado à corrente
![]() | ![]() A "Wired" faz capa com Elon Musk, o presidente executivo da Tesla, que comprou a unidade de produção da Toyota na Califórnia para produzir o seu carro eléctrico. |

A "Wired" faz capa com Elon Musk, o presidente executivo da Tesla, que comprou a unidade de produção da Toyota na Califórnia para produzir o seu carro eléctrico.
Elon Musk é o protótipo de um empreendedor que voou até muito longe. É presidente da Space X, a primeira empresa privada a colocar satélites em órbita e tem um contrato para colocar carga da NASA no espaço. Nascido na África do Sul e radicado nos Estados Unidos, Musk tem ainda uns imberbes 39 anos.
Considerado um visionário, Elon Musk criou há nove anos a Tesla Motors, partindo da premissa que o petróleo tem os seus dias contados enquanto fonte de energia. O Tesla é, por isso, um carro desportivo eléctrico de luxo. Até agora, o empresário havia laçado o Tesla Roadster, um carro de dois lugares, do qual só vendeu 1.300 unidades. Tudo mudou em 2009, quando o governo norte-americano aceitou emprestar-lhe 339 milhões de euros para iniciar a produção em série do Tesla Model S.
A "Wired" conta o resto da história. O problema de Musk era encontrar um local para produzir este Tesla, até receber uma chamada inesperada de Akyo Toyoda, presidente da Toyota, para visitar a fábrica Nummi, na Califórnia. Musk visitou a fábrica incógnito e descobriu que era tudo o que sonhava para o seu carro. Comprou-a, e depois disso, dispersou em bolsa uma parte do capital da Tesla. Agora está empenhado em tornar o seu carro um sucesso.
Mais lidas