pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Um "site", um livro, uma revista

Baptizado como "Mod 2010 - os mestres do design", o site da Fast Company aponta os melhores nesta área e o que estão a fazer.

07 de Outubro de 2010 às 10:25

Um "site"

Conheça os criadores

Denis Weill, que tem a seu cargo a mudança do visual da McDonald's, é um dos designers apresentados pela Fast Company.

Denis Weill, que tem a seu cargo a mudança do visual da McDonald's, é um dos designers apresentados pela Fast Company.

Baptizado como "Mod 2010 - os mestres do design", o site da Fast Company aponta os melhores nesta área e o que estão a fazer. É assim que se torna possível conhecer o trabalho de Patricia Urquiola, que criou peças para a BMW, H&M e os hotéis Mandarim, ou de Walter Hood, que transforma espaços públicos em pilares das comunidades que servem.

A Fast Company escolheu entre jovens designers e outros de créditos firmados e com notoriedade assegurada, garantindo que todos eles partilham um denominador - são pioneiros que exploram a fronteira onde o design se encontra com a mudança. Veja-se o caso de Gadi Amit, que se especializou em conceber peças para o sector das tecnologias, ou de Denis Weill, que tem a seu cargo a mudança do visual da cadeia de restaurantes McDonald's, um plano cujo custo estimado ascende a 1,7 mil milhões de euros.

Há ainda a história de Fiona Morrisson, que se ligou à companhia aérea JetBlue, tendo conseguido fazer a fusão entre marca e design. E ainda Michael Murphy, que surge como representante de uma nova geração de designers que aposta em criar produtos bonitos e funcionais e, ao mesmo tempo, tem preocupações especiais em áreas como a saúde, o ambiente e a educação.

Um Livro

Fazer diferente

Pedro Queiroga Carrilho já vai no seu terceiro livro sobre finanças pessoais. Este dá ênfase ao empreendedorismo. Uma edição Lua de Papel.

Pedro Queiroga Carrilho já vai no seu terceiro livro sobre finanças pessoais. Este dá ênfase ao empreendedorismo. Uma edição Lua de Papel.

A fórmula aparenta ser um "ovo de Colombo" literário. Pedro Queiroga Carrilho começou com o livro "O seu primeiro milhão", seguiu-se "O primeiro milhão para casais" e lançou agora o "Descubra o milionário que há em si". A introdução é elucidativa quanto aos objectivos do livro, uma espécie de "faça você mesmo" para gerir e multiplicar as finanças pessoais.

"Este livro pretende ajudar os portugueses a ganhar mais dinheiro. É um desafio ousado, tendo em conta a multiplicação de métodos para produzir mais dinheiro e a impossibilidade de analisar a situação pessoal de cada um. No entanto, se quer ter mais dinheiro do que a média nacional, vai ter, certamente, de fazer algo diferente, escreve Pedro Queiroga Carrilho.

Antes de mais, o autor propõe que se realizem exercícios de planeamento financeiro, que permitam fazer o ponto da situação sobre o estado das poupanças. Este é o pressuposto, acrescenta, para "começar a estudar metodologias e novo paradigmas para ter mais dinheiro, cumprir os seus planos e, acima de tudo, ter mais qualidade de vida". Uma das formas de atingir esta meta é criar um negócio. O "processo empreendedor" é um meio "para ter mais dinheiro" assegura o autor. Os processos para lá chegar são o objecto do livro.

Uma Revista

Ligado à corrente

A "Wired" faz capa com Elon Musk, o presidente executivo da Tesla, que comprou a unidade de produção da Toyota na Califórnia para produzir o seu carro eléctrico.

A "Wired" faz capa com Elon Musk, o presidente executivo da Tesla, que comprou a unidade de produção da Toyota na Califórnia para produzir o seu carro eléctrico.

Elon Musk é o protótipo de um empreendedor que voou até muito longe. É presidente da Space X, a primeira empresa privada a colocar satélites em órbita e tem um contrato para colocar carga da NASA no espaço. Nascido na África do Sul e radicado nos Estados Unidos, Musk tem ainda uns imberbes 39 anos.

Considerado um visionário, Elon Musk criou há nove anos a Tesla Motors, partindo da premissa que o petróleo tem os seus dias contados enquanto fonte de energia. O Tesla é, por isso, um carro desportivo eléctrico de luxo. Até agora, o empresário havia laçado o Tesla Roadster, um carro de dois lugares, do qual só vendeu 1.300 unidades. Tudo mudou em 2009, quando o governo norte-americano aceitou emprestar-lhe 339 milhões de euros para iniciar a produção em série do Tesla Model S.

A "Wired" conta o resto da história. O problema de Musk era encontrar um local para produzir este Tesla, até receber uma chamada inesperada de Akyo Toyoda, presidente da Toyota, para visitar a fábrica Nummi, na Califórnia. Musk visitou a fábrica incógnito e descobriu que era tudo o que sonhava para o seu carro. Comprou-a, e depois disso, dispersou em bolsa uma parte do capital da Tesla. Agora está empenhado em tornar o seu carro um sucesso.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio