MediaMarkt vai passar a Darty e investir 30 milhões para quadruplicar lojas até 2030
Plano de expansão traçado pela Fnac para a retalhista de produtos tecnológicos e eletrodomésticos que adquiriu, em 2023, prevê gerar mais de 500 postos de trabalho com a expansão da rede para 40 lojas até 2030.
A Fnac Darty pretende investir mais de 30 milhões de euros para abrir 30 lojas até 2030 no âmbito do "ambicioso" plano de expansão que delineou para a MediaMarkt em Portugal, que adquiriu há dois anos, que arranca, desde logo, com um "rebranding": a partir de 1 de outubro a MediaMarkt vai passar a chamar-se Darty.
A mudança de nome - de MediaMarkt para Darty - "marca o início de uma nova era no retalho de tecnologia e eletrodomésticos no país", diz o grupo francês, dono da Fnac, num comunicado, enviado às redações.
O lançamento em Portugal da Darty - "com mais de 70 anos de história" que "chega para reforçar a aposta no segmento de tecnologia e eletrodomésticos com um foco distintivo no serviço" - vem acompanhado de um plano de expansão, descrito como "ambicioso", atendendo ao "objetivo de atingir as 40 lojas até 2030".
"Este crescimento será impulsionado por um investimento acima dos 30 milhões de euros e prevê a criação de mais de 500 postos de trabalho, demonstrando a forte aposta da marca no mercado português e no seu potencial", enfatiza a Fnac, indicando que só o "rebranding" exigiu 5 milhões de euros.
Aquando da compra de 100% das operações em Portugal, por valor não divulgado, em 2023, o gigante francês ficou com as dez lojas da MediaMarkt e o negócio online, integrando ainda um universo de aproximadamente 450 trabalhadores.
Assim, à luz da estratégia, dentro de cinco anos prevê quadruplicar o número de lojas e duplicar o de colaboradores.
E, nesse ano, apesar de só ter entrado nas contas consolidadas precisamente a 1 outubro (a data escolhida agora para a mudança de nome e anúncio do plano de expansão), a MediaMarkt contribuiu com 39 milhões de euros para as receitas da Fnac em Portugal.
"A transição para Darty em Portugal representa um passo fundamental na nossa estratégia europeia de crescimento e na consolidação da nossa liderança nos mercados onde estamos presentes. Acreditamos que a proposta de valor da Darty, centrada na confiança e no serviço total, irá ao encontro das expectativas dos consumidores portugueses", diz o managing diretor da Fnac Darty Iberia, Nuno Luz, citado na mesma nota.
A Fnac Darty Portugal é constituída pelas marcas Fnac, Darty e Nature&Découvertes, dispondo de 53 lojas e dois "sites".
Com presença em 14 países, o grupo francês conta com mais de 1.500 lojas, empregando perto de 30 mil trabalhadores. Em 2024, teve receitas superiores a 10,5 mil milhões de euros.
Mais lidas