A semana
A 2ª edição de "Silicon Valley comes to Lisbon" pretende "inspirar talentos portugueses de elevado potencial".
EmpreendedorismoSilicon Valley vem a Lisboa
Alguns dos mais bem sucedidos empreendedores mundiais debatem, a 15 e 16 de Novembro, em Lisboa, temas ligados ao empreendedorismo, aceleração de ideias, inovação e financiamento de 'start-ups', na 2.ª edição do 'Silicon Valley comes to Lisbon'.
O objectivo, adianta fonte da organização, é "inspirar talentos portugueses de elevado potencial", sendo esperados cerca de 600 participantes entre empreendedores, investidores, decisores corporativos e públicos, media e estudantes de mestrado e doutoramento das principais universidades portuguesas. Durante o evento os participantes terão a oportunidade de "contactar com empreendedores, investidores e representantes de aceleradores internacionais que, na última década, participaram activamente na criação e promoção de algumas das mais bem-sucedidas 'start-ups' [empresas inovadoras] a nível mundial".
Segundo os promotores, no primeiro dia serão seleccionados e convidados empreendedores para participar em várias sessões de 'mentoring one-on-one' com os oradores convidados, que se juntarão a estudantes, académicos, e parceiros para participar em 'workshops' sobre diferentes temáticas eem torno do empreendedorismo. Para o segundo dia do evento está agendada a conferência aberta "Silicon Valley comes to Lisbon" com um painel de oradores convidados. Também previstas estão várias 'master classes' dedicadas a temas variados como programas de aceleração, financiamento de 'start-ups', estratégias e desafios ao crescimento e internacionalização, 'spin-off' de empresas e histórias de inspiração/sucesso, entre outros temas.
Entre os participantes confirmados contam-se Saul Klein (Index Ventures), Robyn Scott (OneLeap), Michael Freedman (Asquith Israel Merchant Bank), Tamzin Booth (The Economist), Nuno Miller (Farfetech), Nuno Gonçalves Pedro (Kii Capital), Luis Rivera (Tetuan Valley) e Purificação Tavares (CGC Genetics). Lusa
Calçado português em Madrid
"Trata-se de um certame bianual, no âmbito do qual se apresentam propostas inovadoras no mundo do calçado, tendo em conta a importância de componentes como o design, a qualidade, a criatividade e a apresentação dos produtos", explica uma nota da organização, enviada à agência Lusa.
Design
Pólo do mobiliário nasce em Paredes
"O Paredes - Pólo do Design de Mobiliário (PPDM) visa alavancar a indústria de mobiliário de Paredes com base na introdução sustentada do design nas empresas, criando valor pela produção de peças autorais", indica a organização, citada pela Lusa.
O concelho de Paredes é responsável por 60% da produção nacional de mobiliário.
AIP aplaude descida da TSU
Em comunicado divulgado esta quarta-feira, 12 de Setembro, a AIP deixa "um juízo claramente positivo sobre a redução da TSU, medida que sempre defendeu como forma de aumentar a competitividade das mesmas". Considerando a redução dos custos de mão-de-obra uma vantagem competitiva, a AIP diz esperar que "seja suficiente para compensar num horizonte próximo o inevitável impacto negativo a curto prazo na procura interna, derivado da diminuição do rendimento disponível".
Mais lidas