 |  |

Para Nelson Mendes, gestor de projecto no IMI, o prémio recebido do parceiro TI ajudou a empresa a passar uma imagem de inovação. Distinção Agility Awards da Outsystems, 2009 Negócio Imagiologia e Radiodiagnóstico Facturação 17 milhões de euros Trabalhadores 200 Investimento anual em inovação 200 mil euros 
Em 2008, a Imagens Médicas Integradas apostou na implementação de um novo sistema de informação para a imagiologia. Procurou alternativas no mercado mas não encontrou uma resposta que fosse de encontro às suas necessidades e decidiu avançar para o desenvolvimento à medida. Foi nessa altura que se cruzou com a Outsystems, a tecnológica portuguesa que no ano seguinte a distinguiria com um Agility Award. O parceiro tecnológico do projecto que levou o novo sistema de informação à IMI foi a PKF e a solução implementada seguiu as metodologias ágeis da Outsystems, desenhadas para tornar mais rápida a implementação de projectos TI. Em cima da infra-estrutura que comporta a gestão dos dados clínicos (RIS), uma plataforma de teleradiologia e um sistema PACS - para a gestão das imagens médicas - surgiram entretanto vários desenvolvimentos que levaram mais longe o projecto inicial, com base na tecnologia de partida. É o caso do portal de imagiologia que permite marcar exames "on-line" e receber por essa via todas as informações sobre a preparação necessária para os exames. Como sublinha Nelson Mendes, gestor de projecto, a medida "pode parecer simples mas implica várias integrações" e deu um contributo importante para modernizar os serviços disponibilizados aos utentes. Através do mesmo portal, os utentes podem fazer o "download" do relatório dos exames realizados nas unidades do IMI, evitando mais deslocações aos serviços. Lançado em Janeiro do ano passado o portal continua a ganhar adeptos, com uma média de 20 a 30 novos registos diários. As metodologias ágeis da plataforma Outsystems facilitaram ao IMI "tempos de desenvolvimento mais rápidos, que se traduzem em custos menores, mesmo com a opção por uma solução de desenvolvimento à medida", como frisa Nelson Mendes. Para a empresa foi optimizado o investimento elevado em tecnologia que o projecto lhe mereceu. A distinção ajudou a passar para o mercado a imagem de inovação que o grupo quer cultivar. |
|

Para Nelson Mendes, gestor de projecto no IMI, o prémio recebido do parceiro TI ajudou a empresa a passar uma imagem de inovação.
Distinção Agility Awards da Outsystems, 2009
Negócio Imagiologia e Radiodiagnóstico
Facturação 17 milhões de euros
Trabalhadores 200
Investimento anual em inovação 200 mil euros
Em 2008, a Imagens Médicas Integradas apostou na implementação de um novo sistema de informação para a imagiologia. Procurou alternativas no mercado mas não encontrou uma resposta que fosse de encontro às suas necessidades e decidiu avançar para o desenvolvimento à medida. Foi nessa altura que se cruzou com a Outsystems, a tecnológica portuguesa que no ano seguinte a distinguiria com um Agility Award. O parceiro tecnológico do projecto que levou o novo sistema de informação à IMI foi a PKF e a solução implementada seguiu as metodologias ágeis da Outsystems, desenhadas para tornar mais rápida a implementação de projectos TI. Em cima da infra-estrutura que comporta a gestão dos dados clínicos (RIS), uma plataforma de teleradiologia e um sistema PACS - para a gestão das imagens médicas - surgiram entretanto vários desenvolvimentos que levaram mais longe o projecto inicial, com base na tecnologia de partida. É o caso do portal de imagiologia que permite marcar exames "on-line" e receber por essa via todas as informações sobre a preparação necessária para os exames.
Como sublinha Nelson Mendes, gestor de projecto, a medida "pode parecer simples mas implica várias integrações" e deu um contributo importante para modernizar os serviços disponibilizados aos utentes. Através do mesmo portal, os utentes podem fazer o "download" do relatório dos exames realizados nas unidades do IMI, evitando mais deslocações aos serviços. Lançado em Janeiro do ano passado o portal continua a ganhar adeptos, com uma média de 20 a 30 novos registos diários. As metodologias ágeis da plataforma Outsystems facilitaram ao IMI "tempos de desenvolvimento mais rápidos, que se traduzem em custos menores, mesmo com a opção por uma solução de desenvolvimento à medida", como frisa Nelson Mendes. Para a empresa foi optimizado o investimento elevado em tecnologia que o projecto lhe mereceu. A distinção ajudou a passar para o mercado a imagem de inovação que o grupo quer cultivar.