Uber já chega à periferia de Lisboa

A Uber, a plataforma de serviço de transporte de pessoas, já não está confinada à capital portuguesa. A periferia de Lisboa passa agora a ser abrangida pela empresa norte-americana que opera em Portugal desde 2014.
Pedro Catarino/Correio da Manhã
Ana Laranjeiro e Wilson Ledo 25 de Outubro de 2016 às 00:01

A operação da plataforma de transportes de passageiros Uber em Lisboa passa a ser estendida às cidades da periferia da capital portuguesa, anunciou a companhia em comunicado.

PUB

A operar desde Julho de 2014, a empresa em comunicado salienta que "ao longo deste 16 meses, a crescente procura dos utilizadores da Uber em Lisboa tem levado a que cada vez mais a plataforma esteja a ligar as zonas suburbanas de Lisboa, muitas das quais com um acesso mais limitado a transportes públicos, ao centro da cidade".

"Não só porque as pessoas viajam com a Uber dos subúrbios para o centro, mas porque viajam de sua casa à paragem mais próxima da rede de transportes colectivos. Esta procura crescente tem também ultrapassado as fronteiras da cidade de Lisboa. De tal forma que hoje a Uber em Lisboa já não é só de Lisboa. É de Almada, da Amadora, de Cascais, de Loures, de Odivelas, de Oeiras, de Sintra e dos vários municípios e centros urbanos da Área Metropolitana de Lisboa", refere ainda o documento.

PUB

Rui Bento, director-geral da Uber em Portugal, salienta que "é com satisfação que vemos que conseguimos proporcionar viagens seguras e convenientes a cada vez mais pessoas, dentro e fora da cidade de Lisboa, com tempos médios de espera inferiores a 5 minutos em muitos dos principais centros urbanos da Área Metropolitana de Lisboa".

Esta novidade em Portugal surge depois de a 10 de Outubro se ter verificado uma manifestação de taxistas no país. Os taxistas protestavam precisamente contra os serviços prestados por plataformas electrónicas, nomeadamente pela Uber.

PUB

Além disso, no final de Agosto, a Uber anunciou que, depois das entregas de comida e do uso de veículos eléctricos no transporte, a aplicação vai permitir solicitar um serviço de transporte em automóvel que permitirá agendar as viagens. A funcionalidade está em fase de testes em Londres, acentuando o conflito com o sector dito "tradicional" do táxi. Com esta funcionalidade, a Uber vai permitir reservar uma viatura com até 30 dias de antecedência.

Pub
Pub
Pub