Cesae vai investir 8,4 milhões na construção do Thyrso Digital

Numa parceria entre o Cesae Digital, o IEFP e a autarquia local, a Fábrica de Santo Thyrso será “a casa do maior campus de formação e desenvolvimento de competência digitais” de Portugal, com uma área de cerca de três mil metros quadrados e 444 postos de formação.
1/3
Rui Neves 24 de Março de 2025 às 18:02

Num investimento orçado em 8,4 milhões de euros e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), arrancou na manhã desta segunda-feira, 24 de março, na Fábrica de Santo Thyrso, a obra de construção daquele que é apresentado como o primeiro centro de formação de competências digitais descentralizado do país.

PUB

 

Instalado em quatro edifícios da Fábrica de Santo Thyrso, o Thyrso Digital contará com uma área total de cerca de três mil metros quadrados, distribuída por 18 salas de formação, das quais 11 serão dedicadas à qualificação de jovens e adultos".

PUB

 

Além disso, incluirá cinco laboratórios "altamente especializados" em áreas como a cibersegurança e a inteligência artificial, "potenciando dinâmicas de inovação e de apoio a todo o ecossistema da Fábrica", realça o Cesae Digital.

PUB

 

"Mais do que um centro de formação, será um verdadeiro ‘hub’ de inovação, agregando parcerias estratégicas com o IEFP, o município de Santo Tirso, universidades e entidades empresariais e empreendedoras, criando um ecossistema dinâmico de desenvolvimento de talento e crescimento económico", promete o Cesae Digital – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, em comunicado.

PUB

 

Resultante de uma aliança entre a autarquia local, o Cesae Digital e o IEFP, "a Fábrica de Santo Thyrso será a casa do maior campus de formação e desenvolvimento de competências digitais do país", com um total de 444 postos de formação, enfatiza a entidade liderada por Luís Manuel Ribeiro.

 

PUB

"As potencialidades do novo espaço que será desenvolvido na Fábrica de Santo Thyrso, já por si uma localização multicultural de grande relevância regional, garantem um futuro alinhado com o desafio estratégico do país na qualificação intensiva das pessoas. Garantem também numa nova geração de serviços de apoio à transformação digital das nossas empresas e à sua modernização, através da progressiva digitalização dos seus modos de trabalho, dos seus negócios e, sobretudo, da capacitação dos seus trabalhadores", afirma Luís Manuel Ribeiro, presidente do Cesae Digital.

 

Já Alberto Costa, presidente da Câmara de Santo Tirso, acredita que "este projeto será um verdadeiro motor de crescimento, posicionando Santo Tirso como um polo estratégico de formação e qualificação digital em Portugal".

PUB

 

Luís Manuel Ribeiro, presidente do Cesae Digital (à esquerda, na foto), acompanhado pelo autarca Alberto Costa e o arquiteto responsável pelo projeto.

Pub
Pub
Pub