Huawei vai continuar a beneficiar do bloqueio americano à China, avisa CEO da Nvidia

A tecnológica chinesa sofreu um bloqueio mundial e agora pode ganhar vantagem competitiva com a guerra comercial. O CEO da Nvidia avisa que Huawei está a ganhar na China e pode começar a ganhar noutros pontos globais.
Huawei tem estado sob os holofotes da atualidade.
AP
Inês Pinto Miguel 12 de Junho de 2025 às 20:17

A Huawei investiu privadamente na sua tecnologia desde que sofreu os bloqueios a nível mundial. Agora, meses depois do arranque da nova guerra comercial, a fabricante de "chips" chinesa voltou a ganhar ímpeto e pode tornar isso numa vantagem. 

A ideia é partilhada por Jensen Huang, CEO da Nvidia, que afirma que a sua concorrente chinesa vai ganhar vantagem interna caso os Estados Unidos da América continuem a impor fortes restrições ao setor dos semicondutores de Inteligência Artificial (IA). 

PUB

"A nossa tecnologia está uma geração à frente da deles [China]", disse Huang à CNBC, em Paris, à margem da VivaTech. Ainda assim, fez questão de deixar um aviso aos governantes americanos: "se os EUA não querem participar na China, a Huawei tem a China assegurada, e a Huawei tem os restantes assegurados". 

Perante o bloqueio às empresas chinesas, cujas restrições as impedem de comprar "chips" usados no desenvolvimento de IA, Pequim está concentrado em proteger e alavancar empresas domésticas, como é o caso da Huawei, de forma a tentar construir o seu próprio ecossistema.

Com o mercado chinês e americano em guerra através das tarifas, Jensen Huang tem aproveitado para promover a tecnologia da Nvidia na Europa. Primeiro no Reino Unido e agora em França, não sendo conhecido o seu próximo destino. 

PUB

Jensen Huang admitiu que a Europa tem um elevado potencial de crescimento em torno da IA, e que França, no seu caso em particular, tem mesmo o potencial de "exportar IA", ao mesmo tempo que exporta energia. "Todas as peças do puzzle estão à vista. Só têm de tirar vantagem disso", indicou o responsável de uma das Sete Magníficas de Wall Street.

Pub
Pub
Pub