Já há acordo para continuidade do TikTok nos EUA. Trump e Xi Jinping falam na sexta-feira
Já há um acordo para que a rede social TikTok continue a funcionar nos EUA. Os detalhes não foram ainda revelados e só serão fechados numa reunião que vai juntar o Presidente americano, Donald Trump, e o Presidente da China, Xi Jinping, na próxima sexta-feira.
"Vou falar com o Presidente Xi na sexta-feira. A relação continua muito forte", escreveu Donald Trump na rede social Truth Social.
PUB
Já depois desta mensagem, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, que está em Madrid para as negociações bilaterais com a China, confirmou que foi alcançado um acordo para a continuidade da rede social TikTok no mercado norte-americano.
"O Presidente Trump e o Presidente Xi vão falar na sexta-feira para finalizar o acordo, mas já temos um princípio de acordo com o TikTok", sublinhou Scott Bessent, citado pela agência de notícias Bloomberg.
Num momento posterior, Li Chenggang, responsável pelas negociações comerciais da China, disse aos jornalistas no local que houve um "consenso para um acordo básico" relacionado com o TikTok e não se coibiu de apontar o dedo aos EUA, falando em "intimidação unilateral" por parte dos EUA no que toca ao tema da rede social, cita a agência Reuters.
PUB
A notícia do acordo entre os EUA e a China sobre o futuro do TikTok em território americano aconteceu a dois dias do fim do prazo que tinha sido estabelecido por Trump para a rede social continuar a operar – acabava nesta quarta-feira, 17 de setembro. De recordar que, em janeiro, o TikTok chegou a estar indisponível durante algumas horas, mas Donald Trump concedeu depois duas extensões de tempo para que fosse encontrada uma solução para o TikTok nos EUA.
Os americanos decidiram que a aplicação representa riscos de segurança nacional, devido à sua popularidade e acesso a dados dos utilizadores, e tem pressionado para que a operação americana seja vendida a uma empresa local. No entanto, dada a evolução da relação entre os dois países nos últimos meses – principalmente com a guerra tarifária e com a pressão para o fim da compra de petróleo russo por parte dos chineses –, os contornos do acordo para a continuidade do TikTok poderão agora ser diferentes.
(Notícia atualizada às 17:53 horas com a declaração do porta-voz da China nas negociações)
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda