Lucro da chinesa Alibaba sobe 78% no 1.º trimestre fiscal para 5.171 milhões

A divisão de inteligência na 'cloud' do grupo beneficiou da "forte procura de IA", tornando-a um dos "pilares estratégicos" de investimento para a Alibaba.
Lucro da chinesa Alibaba sobe 78% no 1.º trimestre
Mahesh Kumar A. / AP
Lusa 29 de Agosto de 2025 às 15:20

A gigante tecnológica Alibaba registou um lucro de 43.116 milhões de yuans (5.171 milhões de euros) no primeiro trimestre fiscal terminado em junho, o que representa um aumento homólogo de 78%, divulgou esta sexta-feira a empresa.

As receitas subiram 2% para aproximadamente 247.652 milhões de yuans (29.701 milhões de euros).

PUB

A Alibaba atribuiu os resultados positivos ao foco estratégico em negócios chave como o comércio eletrónico ou as grandes apostas do grupo, a computação 'cloud' e a inteligência artificial (IA).

A divisão de inteligência na 'cloud' do grupo beneficiou da "forte procura de IA", tornando-a um dos "pilares estratégicos" de investimento para a Alibaba, que procura "aproveitar oportunidades históricas e impulsionar o crescimento a longo prazo".

Dos diferentes segmentos em que o grupo divide o seu negócio, a IA na 'cloud' apresentou o maior aumento de receitas no primeiro trimestre fiscal (+26%), representando agora quase 13,5% da receita total.

PUB

Entretanto, as atividades de comércio eletrónico na China, onde se destacam os seus populares portais Taobao e Tmall, que representam mais de metade (56,6%) da receita, registaram um crescimento de 10% face ao ano anterior.

A divisão do comércio internacional, como é habitual, apresentou um melhor desempenho, com portais como o AliExpress, a apresentarem um crescimento de 19%.

O mesmo não se verificou nas restantes divisões da empresa (-28%), onde se destacam a cadeia de supermercados Freshippo e as subsidiárias de logística e serviços de saúde Cainiao e Alibaba Health.

PUB
Pub
Pub
Pub