Mota elétrica para competição “made in” Porto apresenta-se ao mundo
O sonho de construir uma mota no seio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) começou há cerca de dois anos.
25 de setembro de 2025: Depois das apresentações do veículo elétrico de condução autónoma da Formula Student (FS FEUP) e do barco solar da FEUP Academic Solar Team (FAST), é a vez de a MotoStudent FEUP (MS FEUP) apresentar o seu protótipo de mota elétrica para competição, num auditório da casa onde os seus criadores estudam.
PUB
O “rollout” antecede a participação da equipa na competição internacional MotoStudent, a realizar-se em Aragão, Espanha, entre os dias 15 e 19 de outubro, “numa prova onde a competição é feroz e conta com a presença de mais de 80 equipas de universidades de todo o mundo”, realça a FEUP, em comunicado.
“No coração deste projeto está uma bateria de alta tensão desenvolvida, especificamente, para a competição, composta por mais de 300 células cilíndricas de iões de lítio”, descreve a FEUP, destacando que este sistema “oferece uma tensão máxima de 114 V e uma capacidade nominal de 5,7 kWh, constituindo a principal fonte de energia do protótipo”.
Para dar vida a esta bateria, a equipa liderada por João Morais, estudante de Engenharia Mecânica da FEUP e fundador da MotoStudent, “projetou e desenvolveu placas eletrónicas (PCBs) de diferentes níveis de complexidade, responsáveis por garantir a segurança, a fiabilidade e a integração perfeita com os restantes sistemas da mota”.
PUB
“Paralelamente, foi concebida uma ‘dashboard’ inovadora, que fornece ao piloto todos os dados essenciais sobre o comportamento do protótipo em tempo real, permitindo que cada decisão em pista seja suportada pela melhor informação possível”, explica a FEUP.
O MotoStudent FEUP envolve um total de 42 estudantes das licenciaturas e mestrados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial.
Mais lidas
O Negócios recomenda