"Nuvem" da Amazon faz acordo de 38 mil milhões com OpenAI para desenvolver IA
A OpenAI e a Amazon firmaram um acordo multimilionário de 38 mil milhões de dólares (33 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) para fornecer poder de computação ao ChatGPT. O braço de "cloud" da Amazon, a Amazon Web Services (AWS), vai permitir que a OpenAI tenha acesso a centenas de milhares de processadores gráficos da Nvidia, aumentando a capacidade disponível à criadora do ChatGPT, num espaço de sete anos.
Este é o mais recente acordo entre tecnológicas, e vem dar mais poder à OpenAI para treinar e executar os modelos de inteligência artificial (IA). Este movimento reforça o apetite que a indústria tem mostrado em torno da IA e do poder computacional, com o objetivo de igualar ou superar a inteligência humana.
PUB
O acesso da OpenAI à AWS vai ser imediato e a estimativa é que a capacidade total planeada só seja atingida no fim do próximo ano, existindo espaço para a expansão a partir de 2027.
"À medida que a OpenAI continua a expandir os limites do que é possível, a infraestrutura de ponta da AWS vai servir como base para as suas ambições de IA", apontou Matt Garman, CEO da AWS, citado em comunicado. O anúncio do acordo chega numa altura crítica para a Amazon, que tem lutado para competir no segmento da IA, mesmo tendo acesso à computação por ser a maior vendedora de poder de computação alugado. A Amazon foi a última tecnológica a juntar-se ao leque de empresas que trabalham com a OpenAI de Sam Altman.
Mediante este acordo, a Amazon vai implementar mais "chips", incluindo os processadores GB200 e GB300 da Nvidia, em "clusters" projetados unicamente para auxiliar o ChatGPT a produzir respostas aos pedidos dos utilizadores ou treinar os modelos mais recentes que se preparam para chegar ao mercado.
PUB
"A expansão da IA de ponta requer computação massiva e confiável. A nossa parceria com a AWS fortalece o amplo ecossistema de computação que impulsionará esta próxima era e levará a IA avançada a todos", destacou o CEO da OpenAI, Sam Altman, no mesmo comunicado.
De recordar que o fundador do ChatGPT comprometeu-se em investir 1,4 biliões de dólares para construir e alimentar os seus próprios modelos, um número que representa um gasto sem precedentes e que aumentou as preocupações sobre a bolha de IA. O acordo com a AWS está entre as primeiras movimentações da OpenAI desde que a Microsoft comprou 27% da companhia e esta avançou com uma reestruturação para se tornar numa empresa com lucros, podendo mesmo avançar para um IPO, cuja avaliação pode atingir um bilião de dólares.
Saber mais sobre...
Saber mais Inteligência artificial Reestruturação e recapitalização Empresas Investimentos OpenAI Amazon Web Services Sam AltmanHá querela. E estratégia?
Perguntem ao Paulo (Macedo)
Mais lidas
O Negócios recomenda