Nvidia responde à DeepSeek. É um "excelente avanço" na IA
A Nvidia Corp. respondeu esta segunda-feira aos receios dos mercados causados pela empresa chinesa DeepSeek, ao dizer que o novo modelo apresentado pela tecnológica representa um "excelente avanço" na inteligência artificial (IA) e que cumpre inteiramente as regras de controlo de exportações dos EUA.
PUB
A Nvidia, a maior fornecedora de chips utilizados para treinar modelos de IA, está sob forte pressão dos mercados esta segunda-feira, arrastando consigo todo o setor tecnológico. A "big tech" afunda 17%, enquanto o tecnológico Nasdaq recua 3,5%. A Nvidia perdeu mesmo o título de cotada mais valiosa dos EUA para a Apple.
Os investidores receiam que o modelo desenvolvido pela DeepSeek signifique que os investimentos massivos anunciados recentemente pelas maiores empresas ocidentais não tenham de ser tão elevados. Recentemente, a Nvidia, juntamente com a Oracle e outras empresas, anunciou um investimento em infraestruturas de IA patrocinado pela Casa Branca que poderá chegar aos 500 mil milhões de dólares.
PUB
A Nvidia lembra que "o trabalho da DeepSeek ilustra como os novos modelos podem ser criados", refere a empresa num comunicado enviado por email citado pela Bloomberg, "alavancando os modelos e computação amplamente disponíveis que são totalmente cumpridores do controlo de exportações".
A empresa acredita que a empresa chinesa não infringiu as restrições que limitam o acesso aos chips avançados produzidos pela Nvidia, que não podem ser adquiridos por empresas chinesas sem o devido licenciamento de Washington e eu raramente são concedidos.
PUB
Além disso, o comunicado da Nvidia salienta que a inferência, ou o trabalho de desenvolver modelos de IA, continua a requerer muitos dos seus produtos. "A inferência requer números significativos de GPU da Nvidia e redes de elevado desempenho", refere a empresa.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda