"Penso que estamos numa bolha e muitas pessoas vão perder muito dinheiro", diz chairman da OpenAI

O executivo Bret Taylor estabeleceu uma analogia com a bolha das "dotcom", do início do século, para explicar como uma tecnologia altamente valiosa também pode levar a grandes perdas.
'Penso que estamos numa bolha e muitas pessoas vão perder muito dinheiro', diz chairman da OpenAI
Thibault Camus / AP
Rui da Rocha Ferreira 14 de Setembro de 2025 às 23:01

Depois do , o aviso agora vem do presidente do conselho de administração (chairman) da empresa responsável pelo ChatGPT. Bret Taylor é um "veterano" do mundo da tecnologia, tendo no currículo a cocriação do Google Maps, a posição de diretor de tecnologia do Facebook, de chairman do Twitter, e de presidente e diretor de operações da Salesforce.

O atual presidente do conselho de administração da OpenAI e cofundador da startup Sierra, que cria agentes de inteligência artificial (ferramentas capazes de executar tarefas complexas com base em comandos simples) não tem dúvidas na análise que faz ao atual mercado da IA.

PUB

"Penso que é verdade que a IA vai transformar a economia, e acredito que vai, como a internet, criar um grande valor económico no futuro", referiu recentemente numa entrevista à publicação de tecnologia . Mas esta é só parte da "verdade" que Bret Taylor vê neste momento a desenrolar-se.

"Penso também que estamos numa bolha e muitas pessoas vão perder muito dinheiro. Ambos são verdade ao mesmo tempo e existem muitos precedentes históricos para que ambas as coisas possam ser verdade ao mesmo tempo", acrescentou.

O chairman da OpenAI fez depois uma comparação com a infame "bolha das dotcom", um acontecimento no final dos anos 1990 e início dos anos 2000 que ficou marcado por uma grande perda de valor do índice tecnológico Nasdaq (caiu perto de 80%), devido à sobrevalorização das primeiras grandes empresas de tecnologia.

PUB

Apesar de muitas empresas terem falido quando a bolha das "dotcom" rebentou, Bret Taylor sublinha que "todas as pessoas em 1999 estavam de certa maneira certas", numa alusão ao facto de o mercado dos serviços de tecnologia se ter mostrado altamente valioso anos mais tarde.

Pub
Pub
Pub