Sonae regressa aos EUA para investir em ronda de 30 milhões da Keychain
A Bright Pixel (antiga Sonae IM) soma já sete participações em rondas de investimento de meia dúzia de tecnológicas internacionais, a maioria das quais de origem norte-americana.
Seis meses após ter encabeçado a ronda de investimento de cinco milhões de dólares (4,3 milhões de euros) na startup Keychain, o braço de investimento em capital de risco do grupo Sonae voltou aos Estados Unidos para participar como coinvestidora na ronda de investimento Série B de 30 milhões de dólares (25,7 milhões de euros) levantada por esta tecnológica norte-americana.
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“O novo capital vem apoiar o lançamento do segundo grande produto da startup, o KeychainOS, um sistema operativo inovador baseado em IA que ajuda fabricantes e empresas de ‘packaging’ a gerir o ciclo de produção com maior rapidez, visibilidade e inteligência”, avança a Bright Pixel, esta quarta-feira, 20 de agosto, em comunicado.
Com o novo financiamento e lançamento, a Keychain pretende “continuar a expandir-se para novos verticais da indústria dos bens de consumo embalados (CPG) e a desenvolver ofertas de IA para satisfazer a procura crescente”.
Este investimento, liderado pela Wellington Management e com a participação de investidores já existentes como BoxGroup, eleva o financiamento total da startup tecnológica para 68 milhões de dólares (58,3 milhões de euros), ano e meio após ter sido lançada.
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“A Keychain está a assumir-se como uma ferramenta chave na aplicação de IA para trazer eficiência e facilitar a ligação entre fabricantes, empresas de ‘packaging’ e retalhistas”, afirma Manuel Queiroz, diretor da Bright Pixel Capital.
“Esta ronda de financiamento é uma validação do percurso da Keychain e estamos entusiasmados por reforçar o nosso investimento e continuar a apoiar o seu crescimento nesta nova fase”, promete Manuel Queiroz.
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Nos 18 meses que leva de atividade, a plataforma de “sourcing” alimentada por IA da Keychain, que atua no mercado americano, “facilitou mais de mil milhões de dólares [857,4 milhões de euros] em projetos de produção por mês, tendo já trazido mais de 20 mil marcas e retalhistas para o ecossistema”, garante a Bright Pixel, destacando que a empresa expandiu-se recentemente para o setor da beleza e dos cuidados pessoais, “demonstrando a sua aplicabilidade em várias áreas de bens de consumo”.
“Crescemos rapidamente porque a necessidade é evidente. Os fabricantes estão a ser pressionados a fazer mais com menos e os sistemas de que dependem simplesmente não estão preparados para a complexidade atual”, observa Oisin Hanrahan, cofundador e CEO da Keychain, afiançando que “a aplicação de IA permite que o KeychainOS ofereça aos fabricantes e empresas de ‘packaging’ uma forma mais inteligente e rápida de gerir as operações, estando já a gerar resultados concretos”.
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A Bright Pixel destaca que 8 dos 10 principais retalhistas norte-americanos, entre eles o 7-Eleven e a Whole Foods, utilizam a Keychain, assim como 7 das 10 maiores marcas de bens de consumo embalados (CPG), incluindo a General Mills.
“A Keychain demonstrou uma forte capacidade de lançar novos produtos no mercado de forma rápida, ao mesmo tempo que escala as suas operações de forma eficaz”, nota Molly Breiner, “sector lead, private climate investing” da Wellington Management.
“A sua abordagem responde a lacunas evidentes na cadeia de abastecimento dos bens de consumo embalados (CPG), ao oferecer uma alternativa mais ágil e conectada aos sistemas tradicionais de planeamento de recursos empresariais (ERP), criando assim um ecossistema mais eficiente, resiliente e integrado para os produtores”, conclui Molly Breiner.
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A Bright Pixel enfatiza que, “ao contrário dos sistemas tradicionais de ERP, como Oracle, QAD ou Plex, que podem levar meses ou anos a implementar e depois exigem complementos como TraceGains ou Redzone para serem funcionais”, o KeychainOS “é implementado em dias e foi concebido especificamente para os bens de consumo embalados (CPG)”.
“Os produtores já o estão a utilizar para monitorizar a segurança, reduzir desperdícios, detetar constrangimentos e melhorar o planeamento em tempo real”, remata o braço de investimento tecnológico da Sonae, que conta com cerca de 60 investimentos diretos, englobando participações em empresas à escala global, desde as fases iniciais às de crescimento, e em áreas estratégicas de negócio como a cibersegurança, “infrastructure software”, tecnologia aplicada ao retalho, “business applications” e tecnologias emergentes.
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(Notícia atualizada às 11:21)
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