Sword Health compra rival por 285 milhões e promete mais aquisições este ano
A startup portuguesa Sword Health, especializada em tecnologia para a saúde e avaliada em mais de quatro mil milhões de dólares, comprou a alemã e rival Kaia Health num negócio de 285 milhões de dólares (cerca de 237 milhões de euros ao câmbio atual).
A informação é avançada pelo fundador e presidente executivo da startup, Virgílio Bento, numa entrevista à Bloomberg TV.
PUB
Esta que é a maior aquisição da startup até à data permite a entrada no mercado alemão, além de reforçar o posicionamento no mercado americano, absorvendo a presença da Kaia Health – uma empresa que também usa tecnologia para facilitar os processos de recuperação dos pacientes – nos EUA. E este não será o único negócio a anunciar pela Sword Health este ano. "Em 2026 vamos estar muito ativos nas aquisições – esta é a primeira", detalhou Virgílio Bento na mesma entrevista.
"Esperamos anunciar mais algumas na primeira metade [do ano]. Estamos a ser mais expansionistas", acrescentou.
A startup de Braga está ainda a preparar uma nova ronda de financiamento na ordem dos 500 milhões de dólares, cerca de 417 milhões de euros ao câmbio atual, durante o primeiro trimestre, revelou também o CEO.
A empresa portuguesa tem estado num processo de expansão. A Sword Health firmou um acordo com o Governo da Grécia para criar a primeira linha de informação de saúde e triagem telefónica no país, um acordo feito em novembro do ano passado. No início desse mês, o "únicórnio" investiu 250 milhões no Porto para criar um centro de referência em inteligência artificial aplicada à saúde.
Apesar dos planos de crescimento, Virgílio Bento afastou no ano passado um cenário de entrada em bolsa a curto prazo. "Gerir uma cotada é aborrecido", afirmou.
PUB
(Notícia atualizada às 09:22 horas com mais informação)
Mais lidas
O Negócios recomenda