TikTok cria nova aplicação para utilizadores nos EUA antes da venda

A empresa chinesa prepara-se para lançar a nova aplicação até 5 de setembro. China não concorda com venda do TikTok aos norte-americanos, o que tem gerado discórdia entre os dois blocos.
Dona do TikTok prepara-se para substituir aplicação.
HAYOUNG JEON/EPA
Inês Pinto Miguel 07 de Julho de 2025 às 23:42

A plataforma TikTok tem de passar para mãos norte-americanas nas próximas semanas, numa negociação que o presidente Donald Trump está a coordenar, mas está a ser construída uma nova versão da aplicação para este mercado. 

A notícia está a ser partilhada pelo The Information, citando fontes anónimas, lembrando que Trump já adiou por três vezes o bloqueio à plataforma chinesa desde que assumiu a Casa Branca. Esta aplicação deverá chegar às lojas digitais dos norte-americanos no próximo dia 5 de setembro. 

PUB

Os dados do site mostram que a aplicação está a ser apelidada de "M2" e a ByteDance espera terminar o seu desenho ainda antes da data planeada para a venda das operações em terras de Tio Sam.

O objetivo da dona do TikTok é obrigar os 170 milhões de utilizadores ativos nos Estados Unidos da América (EUA) a descarregar a nova aplicação para continuarem a usufruir do conteúdo da mesma, embora a aplicação atual se mantenha em funcionamento paralelo até ao fim de março de 2026.

PUB

O presidente dos EUA já tinha apontado que queria começar esta semana a negociar a venda do TikTok em solo americano, isto depois de revelar que existe um acordo "praticamente assegurado" com a empresa chinesa. 

A ByteDance tem até 17 de setembro, o novo prazo de extensão, para finalizar a venda do TikTok a investidores ou empresas americanas, sendo que não se tem mostrado disposta a alienar a sua propriedade intelectual. 

Saber mais sobre...
Saber mais Empresas TikTok Estados Unidos ByteDance Donald Trump
Pub
Pub
Pub