Toshiba cai 30% em dois dias após confirmação de perdas de “muitos milhões de dólares”
Os títulos da Toshiba fecharam a sessão de terça-feira a descer 20,43% para 311,6 ienes, depois de no dia anterior terem desvalorizado 11,62%. A queda abrupta das acções, mais de 30% em dois dias, deve-se às notícias sobre os prejuízos avultados que a empresa japonesa deverá anunciar na unidade de energia nuclear que detém nos EUA.
PUB
No final do dia de terça-feira a empresa reagiu às notícias que apontavam para perdas superiores a 4 mil milhões de euros, confirmando, em comunicado, que a aquisição da CB&I Stone & Webster levará a perdas por imparidades "de muitos milhares de milhões de dólares".
O grupo liderado por Satoshi Tsunakawa não detalhou os valores, adiantando que ainda está a analisar a situação. Mas segundo a Bloomberg o presidente da Toshiba já reuniu com alguns bancos para explicar a situação financeira e discutir novos apoios financeiros. Segundo a Reuters, poderá, no entanto, demorar a apurar o valor final do impacto, o que poderá acontecer só em Fevereiro.
PUB
Se se confirmar esta perda, os resultados da Toshiba poderão ser negativos no acumulado do ano, face a uma previsão anterior, dos analistas consultados pela Bloomberg, de um lucro no ano fiscal (que termina em Março) de 168 mil milhões de ienes. Já no ano passado Toshiba tinha registado valores negativos de 460 mil milhões de ienes.
A empresa tem vindo a recuperar dos processos relacionados com o escândalo de contabilidade. Este escândalo custou o emprego a três presidentes, deu origem a prejuízos recorde e a processos dos investidores. Além de coimas por parte dos reguladores.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda