Toshiba volta a adiar a apresentação de resultados após escândalo contabilístico
A Toshiba adiou a apresentação de resultados do ano fiscal de 2014, justificando o novo adiamento com o facto de estarem em curso investigações na unidade norte-americana. Em causa estão ainda as repercussões relativas ao escândalo contabilístico decorrente da falsificação das contas da empresa, o que permitiu aumentar de forma artificial em 1,2 mil milhões de dólares os lucros da empresa ao longo dos últimos seis anos. Este escândalo já provocou a demissão da cúpula da empresa tecnológica.
PUB
De acordo com a Bloomberg, a Toshiba obteve autorização por parte das autoridades regionais para entregar o relatório sobre os resultados apenas a 7 de Setembro e já não esta segunda-feira, 31 de Agosto, como estava previsto. Ainda em Maio último, a tecnológica retirou as suas previsões de lucro e cancelou o dividendo do final, altura em que também alargou o alcance da auditoria interna que ainda prossegue.
Entretanto, este domingo a companhia nipónica entregou os seus resultados financeiros a uma consultora que agora irá proceder à sua análise e verificação.
PUB
Esta é a segunda vez que a apresentação de resultados é adiada, visto que a apresentação estava inicialmente prevista para Maio passado. Já esta segunda-feira, a Toshiba revelou ter detectado irregularidades relacionadas com a sua unidade norte-americana.
"Uma semana de atraso não é nada de significativo, mas isto trará uma nova semana de incerteza", disse Hideki Yasuda, analista no Instituto Ace Research, citado pela Bloomberg.
PUB
Ainda no início deste mês, a Toshiba referia que esperava registar prejuízos no exercício do ano passado, isto tendo em conta que terá de corrigir mais de mil milhões de euros de lucros. Todavia, a empresa também já reconheceu que também em 2015 deverá registar prejuízos. No passado dia 18 de Agosto, a fabricante de computadores e material informático anunciava a expectativa de lucros operacionais de 1,4 mil milhões de dólares no ano fiscal findo em Março de 2015.
Saber mais sobre...
Saber mais Toshiba Tecnologias Hideki Yasuda Instituto Ace Research Escândalo ContabilísticoMais lidas
O Negócios recomenda