Upwork aterra em Lisboa. É o 17.º unicórnio a chegar à capital portuguesa
Carlos Moedas prometeu e entregou. Lisboa deu as boas-vindas a um novo unicórnio, a Upwork, marcando a chegada da 17.ª empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares à capital portuguesa.
A plataforma que une empresas a trabalhadores freelancers vai instalar-se num espaço de co-work dentro da Fábrica dos Unicórnios, para depois abrir o seu próprio escritório no início de 2026, na zona de Alcântara.
PUB
Hayden Brown, CEO da Upwork, elogiou, na conferência de imprensa conjunta com o autarca Carlos Moedas, o papel da Web Summit "em unir a tecnologia com a comunidade", pelo que apenas fazia sentido anunciar a chegada no evento tecnológico.
"Lisboa é o lugar onde empreendedores brilhantes e otimistas trabalham em conjunto com políticos com pensamentos avançados e prontos para criar uma visão partilhada de como a tecnologia pode beneficiar Portugal, mas também o resto do mundo", destacou Hayden Brown.
A chegada a Portugal marca também a expansão do unicórnio para fora dos Estados Unidos, onde a capacidade inicial de contratação será de 100 trabalhadores.. Ainda que não tenha sido anunciado o valor do investimento, a CEO da plataforma norte-americana assumiu que a escolha de Lisboa se deveu à "vibrante comunidade" que se vive, mas também à diversidade e inclusão sentida no meio.
PUB
Já o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, apontou que a chegada da Upwork estava a ser trabalhada há vários anos. "É muito importante para nós. É um sonho que começou em 2021 e que tinha como objetivo criar oportunidades para os jovens de Lisboa e para todos", disse, ao lado de Hayden Brown.
Saber mais sobre...
Saber mais Política Empreendedorismo Ciência e tecnologia Tecnologia e engenharia Upwork Lisboa Portugal Hayden Brown Carlos MoedasMais lidas
O Negócios recomenda