Amazon pode estar a preparar investimento de 10 mil milhões na OpenAI
A Amazon pode estar a preparar um novo investimento, desta vez na OpenAI. A dona do ChatGPT está a recolher largos montantes de dinheiro para alavancar os seus planos, além do projeto americano Stargate.
- 1
- ...
A OpenAI pode ter um novo investidor no seu leque. A dona do ChatGPT e a Amazon estão a iniciar conversas para um investimento que pode ascender a 10 mil milhões de dólares (8,53 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual), segundo o The Information e Financial Times.
O objetivo da empresa liderada por Andy Jassy é vender processadores - os famosos "chips" - e poder de computação a Sam Altman, acelerando os ganhos da OpenAI e do projeto Stargate. Este investimento irá, caso seja concretizado, empurrar a avaliação da OpenAI além dos atuais 500 mil milhões de dólares (426,94 mil milhões de euros).
Fontes ligadas ao processo dizem ao Financial Times que o negócio vai incluir os "chips" Trainium da Amazon e espaço nos centros de dados, de forma a que a OpenAI consiga executar os seus modelos e ferramentas, tal como o ChatGPT. A empresa de Altman já tinha anunciado uma "parceria estratégica" de 38 mil milhões de dólares, em novembro, com a unidade de "cloud" (nuvem) da Amazon, a Amazon Web Services (AWS).
De recordar que este negócio com o poder de computação nos centros de dados da Amazon só foi possível depois da Microsoft ficar com 27% do capital da OpenAI e libertando-a de amarras iniciais, nomeadamente no que respeitava aos serviços de computação na nuvem. O negócio alcançado no fim de outubro permitiu que Sam Altman conseguisse mais espaço na nuvem, aumentando acordos com outras empresas, mais especificamente com a AWS.
A OpenAI já tem assegurados 1,5 biliões de dólares (1,28 biliões de euros) em contratos com a Nvidia, Oracle, AMD e Broadcom para o fornecimento de "chips" e de infraestruturas de computação. Só o investimento da Nvidia pode ascender a 100 mil milhões de dólares (85,4 mil milhões de euros), enquanto a dona do ChatGPT pode ficar com até 10% da AMD.
Curiosamente, a Amazon é um dos maiores investidores na concorrente da OpenAI. A empresa coordenada por Jassy já investiu oito mil milhões de dólares na Anthropic desde 2023, e este negócio com Altman vem provar que as duas empresas querem aumentar a liderança na corrida pela inteligência artificial generativa. Atualmente, a tecnologia da Amazon é usada para treinar os modelos da Anthropic, pelo que se estima que a concorrência entre Altman e Dario Amodei pode crescer nos próximos meses.
Mais lidas