pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Amazon pode estar a preparar investimento de 10 mil milhões na OpenAI

A Amazon pode estar a preparar um novo investimento, desta vez na OpenAI. A dona do ChatGPT está a recolher largos montantes de dinheiro para alavancar os seus planos, além do projeto americano Stargate.

Caso seja concretizado, negócio empurra avaliação da OpenAI além dos 500 mil milhões de dólares.
Caso seja concretizado, negócio empurra avaliação da OpenAI além dos 500 mil milhões de dólares. Florian Gaertner/AP Images
12:45

A OpenAI pode ter um novo investidor no seu leque. A dona do ChatGPT e a Amazon estão a iniciar conversas para um investimento que pode ascender a 10 mil milhões de dólares (8,53 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual), segundo o The Information e Financial Times. 

O objetivo da empresa liderada por Andy Jassy é vender processadores - os famosos "chips" - e poder de computação a Sam Altman, acelerando os ganhos da OpenAI e do projeto Stargate. Este investimento irá, caso seja concretizado, empurrar a avaliação da OpenAI além dos atuais 500 mil milhões de dólares (426,94 mil milhões de euros).

Fontes ligadas ao processo dizem ao Financial Times que o negócio vai incluir os "chips" Trainium da Amazon e espaço nos centros de dados, de forma a que a OpenAI consiga executar os seus modelos e ferramentas, tal como o ChatGPT. A empresa de Altman já tinha anunciado uma "parceria estratégica" de 38 mil milhões de dólares, em novembro, com a unidade de "cloud" (nuvem) da Amazon, a Amazon Web Services (AWS). 

De recordar que este negócio com o poder de computação nos centros de dados da Amazon só foi possível depois da Microsoft ficar com 27% do capital da OpenAI e libertando-a de amarras iniciais, nomeadamente no que respeitava aos serviços de computação na nuvem. O negócio alcançado no fim de outubro permitiu que Sam Altman conseguisse mais espaço na nuvem, aumentando acordos com outras empresas, mais especificamente com a AWS.

A OpenAI já tem assegurados 1,5 biliões de dólares (1,28 biliões de euros) em contratos com a Nvidia, Oracle, AMD e Broadcom para o fornecimento de "chips" e de infraestruturas de computação. Só o investimento da Nvidia pode ascender a 100 mil milhões de dólares (85,4 mil milhões de euros), enquanto a dona do ChatGPT pode ficar com até 10% da AMD.

Curiosamente, a Amazon é um dos maiores investidores na concorrente da OpenAI. A empresa coordenada por Jassy já investiu oito mil milhões de dólares na Anthropic desde 2023, e este negócio com Altman vem provar que as duas empresas querem aumentar a liderança na corrida pela inteligência artificial generativa. Atualmente, a tecnologia da Amazon é usada para treinar os modelos da Anthropic, pelo que se estima que a concorrência entre Altman e Dario Amodei pode crescer nos próximos meses.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio