Apple planeia mudar produção do iPhone da China para a Índia
A Apple está a planear uma mudança em que passará a montar os telemóveis na Índia. Quer que as fábricas indianas estejam operacionais já no próximo ano.
A Apple está a planear mudar o local onde é feita a montagem dos iPhones da China para a Índia e espera que o processo esteja concluído já no próximo ano. A notícia é do Financial Times que cita fontes conhecedoras do assunto, que justificam a necessidade de mudança devido à guerra comercial do Presidente dos Estados Unidos que está a forçar uma saída da empresa da maior economia mundial.
A estratégia faz ainda parte de uma tentativa de diversificação da cadeia de fornecimento da gigante tecnológica. O objetivo é de produzir em 2026 a totalidade dos 600 milhões de iPhones que são vendidos por ano nos Estados Unidos.
Tal implica duplicar a capacidade de produção da Índia, depois de duas décadas em que a empresa investiu fortemente na China, através da Foxconn, para criar linhas de produção que permitiram o seu rápido crescimento e a levaram a ser uma tecnológica avaliada em mais de três biliões de dólares.
Logo após o anúncio de tarifas por Donald Trump a Apple realizou alterações e passou a exportar para os Estados Unidos todos os telemóveis disponíveis fabricados na Índia.
A Apple tem vindo a aumentar gradualmente a sua capacidade de produção na Índia, através de fabricantes como a Tata Eletronics e a Foxconn. A montagem é o último processo de produção que junta milhares de componentes dos quais a empresa ainda depende em larga escala de fornecedores chineses.
Segundo dados da International Data Corporation citados pelo Financial Times os Estados Unidos perfazem cerca de 28% dos 232,1 milhões de carregamentos de iPhones que a marca envia para todo o mundo. A tecnológica apresenta os resultados trimestrais na próxima semana, numa altura em que os investidores tentam compreender o impacto das tarifas, mas a empresa tem-se recusado a debater a guerra comercial.
Mais lidas