pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Tarifas podem custar 793 milhões à Apple só no segundo trimestre

A empresa da maçã tem vindo a mudar a produção do iPhone para a Índia. O CEO acredita que os próximos aparelhos a chegar aos EUA sejam provenientes da nova fábrica.

apple, tim cook
apple, tim cook Reuters
02 de Maio de 2025 às 13:33

A Apple já fez as contas e não parece satisfeita com o impacto das tarifas de Donald Trump nas contas do segundo trimestre. Tim Cook, CEO da empresa, revelou que as taxas alfandegárias podem acrescentar 900 milhões de dólares (793,5 milhões de euros) aos custos da tecnológica. 

A causa apresentada pelo CEO é simples: a mudança da produção da China para a Índia, precisamente como forma de evitar as tarifas. 

"Assumindo que as atuais tarifas e políticas não mudem durante o trimestre, e que não seja acrescentada uma nova, estimamos um impacto adicional de 900 milhões nos nossos custos", disse Tim Cook na conferência com analistas, após a apresentação dos resultados. 

Parte da produção do iPhone tem vindo a ser transferida para a Índia nos últimos anos, embora a maioria ainda seja produzida na China. Cook espera que, nos próximos meses, grande parte dos smartphones vendidos nos EUA "tenham a Índia como país de origem". 

A administração Trump aplicou isenção nas tarifas recíprocas para smartphones e outros eletrónicos, o que poupa o iPhone de taxas mais elevadas. Contudo, a Apple ainda enfrenta uma taxa mínima de 20%, o que aumenta os custos para a empresa. 

"Temos uma cadeia de fornecimento complexa. Há sempre riscos na cadeia. O que aprendemos foi que manter tudo num só lugar é muito arriscado", vincou o CEO. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio