Dona da Google supera expectativas. Lucros disparam quase 50%
O lucro líquido da Alphabet subiu 46% para 34,5 mil milhões de dólares, enquanto as receitas aumentaram 12% para mais de 90 mil milhões no primeiro trimestre, impulsionados pelos serviços, anúncios e cloud.
Depois de a Tesla, a primeira das "Sete Magníficas" empresas dos EUA a apresentar resultados, ter dececionado na quarta-feira, a Alphabet fez exatamente o oposto, superando as estimativas de receitas e lucros, impulsionada pelo crescimento dos serviços, anúncios e cloud.
A Alphabet registou uma subida das receitas de 12% para 90,23 mil milhões no primeiro trimestre em termos homólogos, superando as expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que esperavam 89,1 mil milhões.
A dona da Google também superou as expectativas nos lucros por ação, alcançando os 2,81 dólares, contra previsões de 2,01 dólares. Em termos globais, a empresa registou um lucro líquido de 34,54 mil milhões, contra 23,66 mil milhões no período homólogo.
Estes números representam um crescimento do lucro líquido de 46% e do lucro por ação de 49% e "refletem o ímpeto robusto de todo o negócio, com o Google Search e outros, os anúncios do YouTube, as subscrições da Google, plataformas e dispositivos e o Google Cloud a apresentarem taxas de crescimento de dois dígitos", refere a empresa em comunicado.
As receitas da unidade de cloud estiveram em destaque, acelerando 28% para 12,3 mil milhões, lideradas pelo crescimento da Google Cloud Platform e respetivos produtos, infraestruturas de inteligência artificial (IA) e soluções de IA generativa. Já as receitas dos serviços Google aumentaram 10% para 77,3 mil milhões.
O desempenho da área de IA foi sublinhado pelo CEO da Alphabet, Sundar Pichai: "Estamos satisfeitos com os nossos fortes resultados do primeiro trimestre, que refletem um crescimento saudável e ímpeto em todas as áreas de negócio. A sublinhar este crescimento está a nossa abordagem única e abrangente à IA".
As receitas operacionais totais aumentaram 20% e a margem operacional cresceu dois pontos percetuais para 34%. A empresa disse ainda que vai aumentar o dividendo trimestral em 5% para 0,21 dólares.
Mais lidas