pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

EUA querem banir tecnologia chinesa dos cabos submarinos

Administração liderada por Donald Trump quer bloquear que a tecnologia de empresas que estão na lista negra possa estar inserida nos cabos submarinos.

Estados Unidos entram em nova batalha com a China.
Estados Unidos entram em nova batalha com a China.
17 de Julho de 2025 às 22:55

Os Estados Unidos querem adotaram regras que visem impedir que tecnologia chinesa esteja presente nos cabos de comunicação submarinos que amarram ao país. Ou seja, o bloco americano vai intensificar as medidas de segurança contra a China. 

A Comissão Federal de Comunicações (FCC, sigla inglesa) revelou o plano numa nota, de acordo com a Reuters, com o regulador do setor a admitir a imposição à China. "Temos visto a infraestrutura de cabos submarinos ameaçada nos últimos anos por adversários estrangeiros, como a China", escreveu o presidente da FCC, Brendan Carr.

"Estamos a tomar medidas para proteger os nossos cabos submarinos contra a propriedade e o acesso de adversários estrangeiros, bem como contra ameaças cibernéticas e físicas", adiantou o regulador.

Entre as medidas de segurança, diz a Reuters, está a proibição de utilizar equipamentos e serviços de empresas na lista negra, nomeadamente Huawei, ZTE, China Telecom e China Mobile. 

É desta forma que os Estados Unidos voltam a demonstrar preocupação sobre o papel da China com as redes e também o potencial de espionagem através dos equipamentos. Uma das últimas acusações deveu-se à plataforma TikTok, para o qual os Estados Unidos estão a tentar arranjar um comprador no território.

Os Estados Unidos possuem cerca de 400 cabos submarinos amarrados nas suas costas, e os mesmos lidam com 99% do tráfego de internet internacional, o que explica o país estar preocupado com a segurança dos seus dados e comunicações. 

O regulador já negou a construção, desde 2020, a quatro cabos submarinos que pretendiam ligar os Estados Unidos a Hong Kong.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio