pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Norte-americana SkillUp escolhe Lisboa para instalar “hub” de I&D e capta seis milhões

Concluída a ronda de investimento Série A liderada pela gestora portuguesa de fundos Explorer Investments, a “edutech” pretende reforçar a atual equipa de 27 profissionais em Lisboa com 50 novos talentos para impulsionar a sua expansão global, apoiada pela IA.

Fundada por JPS Kohli, a SkillUp emprega cerca de 300 pessoas, das quais 27 no seu 'hub' em Lisboa.
Fundada por JPS Kohli, a SkillUp emprega cerca de 300 pessoas, das quais 27 no seu "hub" em Lisboa. D.R.
12 de Julho de 2025 às 15:21

A SkillUp, empresa global de soluções de aprendizagem digital, que emprega cerca de 300 pessoas, tem sede em Seattle (EUA) e presença na Índia e em Portugal, onde chegou discretamente em 2021 e inaugurou no ano passado um centro global de I&D, que conta atualmente com 27 profissionais, revelou ao Negócios fonte oficial da “edutech”.

Para acelerar a aprendizagem online e expandir o seu “hub” de I&D em Portugal, a SkillUp fechou recentemente uma ronda de investimento Série A no valor de seis milhões de euros, que foi liderada pela gestora portuguesa de fundos Explorer Investments e contou com a participação da também lusa FundBox, através do fundo Innovation, Research & Creativity (IRC).

A estratégia passa pela “contratação de 50 novos talentos em inteligência artificial (IA) e gestão de produto para o centro de I&D até 2028”, adiantou a mesma fonte oficial da SkillUp, cuja plataforma de serviços é utilizada por gigantes como a IBM, a Google e a Microsoft.

No ano passado, a SkillUp registou receitas de 15,5 milhões de dólares (13,3 milhões de euros), garantindo que apresenta uma taxa média de conclusão dos cursos de 67% – “muito superior à média do setor (entre 4% a 8%), graças à sua abordagem centrada no utilizador, à personalização com IA e à mentoria humana”, sustenta.

“A SkillUp está a redefinir a aprendizagem digital com uma abordagem ‘learner centric’ (centrada no utilizador), focada em ‘deep learning’ (aquisição profunda de competências) e na entrega de soluções de aprendizagem ‘end-to-end’”, enfatiza JPS Kohli, fundador da empresa, em comunicado.

“Este investimento vai acelerar a nossa missão de criar experiências de aprendizagem transformadoras, onde a inteligência artificial automatiza e personaliza o processo educativo, mas onde a mentoria humana, a gestão programática e a inovação em conteúdos continuam a ser pilares fundamentais”, aponta JPS Kohli.

“O nosso investimento na SkillUp reflete a nossa confiança no poder transformador da IA”

Já António Rocha e Silva, sócio da Explorer Investments, explica que o investimento agora realizado na SkillUp reflete a “confiança” da “private equity” portuguesa “no poder transformador da inteligência artificial, neste caso, numa área tão crítica como a educação”, considerando que a SkillUp “tem vindo a posicionar-se na vanguarda dessa revolução, demonstrando capacidade para integrar tecnologia de ponta em soluções de aprendizagem e apresentando um sólido ‘track record’”.

“Estamos entusiasmados por apoiar a SkillUp e convictos que esta ronda de investimento vai permitir acelerar ainda mais o crescimento, consolidando a sua posição como líder em soluções inovadoras na área da educação, impulsionadas por inteligência artificial”, conclui António Rocha e Silva.

Para Rita Carles, gestora do fundo IRC da FundBox, a SkillUp “demonstra uma visão estratégica clara e sustentada, aliando tecnologia avançada a uma proposta pedagógica diferenciadora”, pelo que o investimento deste fundo “reflete a confiança na equipa fundadora, na escalabilidade do modelo e no impacto que esta abordagem pode ter na qualificação de talento e na transformação digital da educação a nível global”.

“A SkillUp é um exemplo notável do tipo de empresa tecnológica que queremos atrair e apoiar em Portugal: global, inovadora e com um forte compromisso com o desenvolvimento local”, defende, por seu turno, José Maria Abecasis Soares, sócio da OCEAN.capital, a entidade que assessorou a ronda de investimento, juntamente com a sociedade de advogados HAAG.

“Esta ronda, com participação de capital português, confirma o papel de Portugal como um ‘hub’ de referência em I&D para soluções digitais com impacto global. Empresas como a SkillUp criam emprego qualificado, dinamizam o ecossistema empresarial e posicionam o país na vanguarda da inovação em educação”, observa o sócio da OCEAN.capital, especialista na captação de investimento no ecossistema de inovação e tecnologia.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio