pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

O mistério do megacentro de dados de Abrantes

Um centro de dados promete dar nova vida aos antigos terrenos da antiga RPP Solar, junto à antiga central do Pego, com um investimento de 7.000 milhões de euros até 2030. Apesar da sua dimensão, pouco ou nada se sabe sobre o projeto revelado pela autarquia de Abrantes no âmbito da aprovação de isenções fiscais à sua promotora. Empresa, com sede na Maia, foi constituída há pouco mais de um ano, com um capital social de 5.000 euros. Em 2024 não tinha receitas nem trabalhadores ao serviço.

Projeto vai nascer nos terrenos da antiga RPP Solar, junto nos terrenos contíguos à central a carvão encerrada em 2021.
Projeto vai nascer nos terrenos da antiga RPP Solar, junto nos terrenos contíguos à central a carvão encerrada em 2021. Pedro Brutt Pacheco
07:00
  • Partilhar artigo
  • ...

Foi de uma reunião ordinária da câmara, a 2 de setembro, pela voz do autarca, Manuel Jorge Valamatos, que se ficou a saber da "notícia absolutamente extraordinária" para Abrantes de "um investimento nunca visto na região" de 7.000 milhões de euros até 2030 na instalação de um centro de dados nos antigos terrenos da RPP Solar, localizados junto à Central Termoelétrica do Pego, encerrada há quase quatro anos. Uma informação essencial para a apreciação do último ponto da ordem do dia, que seria aprovado por unanimidade, apesar da oposição manifestar reservas: A atribuição de isenções de IMI, IMT e Derrama no valor total de 16,2 milhões de euros à empresa promotora - a EDC ONE Lda - no âmbito de uma candidatura a Projeto de Interesse Municipal (PIM).

Ver comentários
Publicidade
C•Studio