Oracle dispara após apresentação de resultados
Os títulos da Oracle dispararam no mercado alemão depois da empresa anunciar que vai pagar dividendo pela primeira vez e de divulgar um lucro superior ao esperado pelos analistas.
A tecnológica norte-americana valorizava 5,12%, no mercado alemão, para os 12,42 euros, depois de ter iniciado a sessão a ganhar 10,17%, a subida máxima de hoje.
O lucro da Oracle, excluindo alguns custos extraordinários, aumentou para 35 cêntimos por acção, o que contrasta com as estimativas de 32 cêntimos dos analistas consultados pela Bloomberg.
A impulsionar os resultados da tecnológica esteve o aumento das receitas, que subiram 2% para os 5,5 mil milhões de dólares, incluindo as vendas conseguidas pelas empresas que foram adquiridas pela Oracle.
As subida das vendas poderia mesmo ter sido de 12% se o dólar não se tem fortalecido nos últimos meses, o que reduziu o valor das vendas conseguidas fora do mercado norte-americano.
A analista Sarah Friar, da Goldman Sachs, sublinha que os números divulgados pela empresa sugerem que a Oracle está a conseguir ganhar quota de mercado aos seus concorrentes, como é o caso da SAP e da IBM.
Os resultados conseguidos pela Oracle levaram mesmo a que a empresa conseguisse pagar dividendo aos seus accionistas pela primeira vez na sua história.
Mais lidas