Page e Brin abandonam liderança da Alphabet e CEO da Google assume o comando
O presidente executivo e o presidente da Alphabet, casa-mãe da Google, vão deixar a liderança da empresa. Quem assume as rédeas é o atual CEO do motor de busca, Sundar Pichai, que vai acumular os dois cargos.
Larry Page e Sergey Brin, co-fundadores da Google, vão deixar, respetivamente, os seus cargos de CEO e presidente da Alphabet, casa-mãe do motor de busca. Sundar Pichai acumulará a presidência executiva de ambas as empresas, avançou a Bloomberg citando um comunicado da Alphabet.
Pichai, que em 2014 assumiu o cargo de vice-presidente da Google e no ano seguinte foi promovido a CEO, agarra agora também nas rédeas da Alphabet – a "holding" entretanto criada para agrupar as várias empresas do grupo.
Tanto Page como Brin, que são os maiores acionistas da Alphabet, continuarão a fazer parte do conselho de administração da empresa.
"Estamos profundamente empenhados na Google e na Alphabet, a longo prazo, e continuaremos ativamente envolvidos como membros do ‘board’, como acionistas e como co-fundadores", sublinham Larry Page e Sergey Brin no comunicado conjunto.
Além disso, acrescentam, "pretendemos continuar a falar regularmente com Pichai, especialmente sobre os temas que tanto nos apaixonam!".
As ações da Alphabet estão a reagir bem a esta notícia, seguindo a somar 0,75% para 1.304,41 dólares na negociação fora do horário regular, depois de terem encerrado a sessão formal desta terça-feira a subir 0,46%.
(notícia atualizada às 22:17)
Mais lidas