pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Perplexity avança com oferta de 34,5 mil milhões de dólares pelo Google Chrome

A startup partilhou com o Wall Street Journal que terá já vários investidores alinhados, incluindo fundos de capital de risco, que terão concordado em “apoiar” a transação por inteiro. A oferta surge numa altura em que se debate sobre o futuro do motor de buscas da Google.

Aravind Srinivas é co-fundador e CEO da Perplexity
Aravind Srinivas é co-fundador e CEO da Perplexity Noah Berger / AP
12 de Agosto de 2025 às 17:00

A startup de inteligência artificial (IA) Perplexity terá feito uma oferta de 34,5 mil milhões de dólares à Google para comprar o Chrome, avançou o Wall Street Journal.

A oferta feita pela startup fica bastante acima do valor da própria empresa compradora, estimado em cerca de 18 mil milhões de dólares, sendo que a Perplexity partilhou com o jornal norte-americano que terá já vários investidores alinhados, incluindo fundos de capital de risco, que terão concordado em “apoiar” a transação por inteiro.

Já as avaliações do famoso browser da Google colocam o Chrome a valer entre 20 e 50 mil milhões de dólares.

A oferta de compra por parte da Perplexity surge numa altura em que muito se debate sobre o futuro do motor de pesquisas da Google. Em 2020, o Departamento de Justiça (DoJ) norte-americano abriu um caso contra a Google por práticas anticoncorrenciais, o que levou a que a empresa fosse acusada de monopolizar ilegalmente o mercado de motores de busca ainda no ano passado.

Agora, espera-se que o juiz norte-americano Amit Mehta, responsável pelo caso, decida até ao fim do mês que medidas aplicar para restaurar a concorrência no setor, sendo que uma das possibilidades em cima da mesa é forçar a Google a vender o Chrome. E a oferta feita pela Perplexity poderá ser uma tentativa de demonstrar que há compradores interessados.

Mas, para já, a Alphabet, dona da Google, não demonstrou qualquer intenção de vender o Chrome. Em depoimentos este ano, Sundar Pichai, CEO da gigante tecnológica, afirmou que forçar a empresa a vender o Chrome ou a compartilhar dados com concorrentes prejudicaria os negócios da Google. O Chrome tem cerca de 3,5 mil milhões de utilizadores em todo o mundo e representa mais de 60% do mercado global de motores de busca.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio