Programa Road 2 Web Summit já apoiou mais de mil startups desde 2016
São 115 startups que vão participar no programa deste ano. A maioria vem de fora dos grandes centros metropolitanos.
A Startup Portugal já conseguiu capacitar mais de mil startups nacionais desde que o programa Road 2 Web Summit foi lançado, em 2016. O número é atingido devido à participação de 115 startups que integram a nova edição.
A 10.ª edição do evento conta com 115 startups impulsionadas pela entidade empreendedora do Estado português que, no seu conjunto, já conseguiram captar cerca de 40 milhões de euros em investimento. O objetivo com a presença na Web Summit é elevar este montante e encontrar novos investidores.
Entre os setores mais representados estão a inteligência artificial e machine learning, healthtech e cleantech, numa mostra que o ecossistema está apostar em temas relacionados com saúde e transição verde. Ainda assim, também há espaço para hardware e IoT, fintech e logística.
De acordo com a Startup Portugal, que foi apresentar as entidades que vão à Web Summit ao Presidente da República, a maioria das participantes são de fora das grandes regiões metropolitanas, o que reflete a crescente descentralização no empreendedorismo português. É de cidades como Coimbra, Braga, Leiria, Guimarães e Covilhã de onde chegam startups ao programa.
“O Road 2 Web Summit é mais do que um programa de apoio, é um ponto de partida para muitas histórias de sucesso. A evolução das startups portuguesas nos últimos anos mostra que o nosso ecossistema continua a ganhar escala, talento e reconhecimento internacional, afirmando-se como um dos mais dinâmicos e inovadores da Europa”, refere Alexandre Santos, presidente da Startup Portugal.
Com a entrada neste programa, as startups vão agora competir por dois prémios. A possibilidade é ganhar a distinção de Startup mais promissora, cujo prémio é de 15 mil euros, ou o melhor desempenho na conferência, num prémio monetário de cinco mil euros. Os vencedores são anunciados no último dia do evento, a 13 de novembro.
Mais lidas