Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Solução para drones e luva para detetar cancro vencem prémios de inovação da Altice

O projeto SenseGlove, um dispositivo de rastreio doméstico de cancro mamário foi distinguido na categoria de Startups. Na categoria de Academia, Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks levou o cheque.

Francisco Nogueira recebeu o prémio das mãos de Alexandre Fonseca, CEO da Altice. Direitos Reservados
Negócios jng@negocios.pt 24 de Novembro de 2021 às 19:30
  • Partilhar artigo
  • ...
São dois projetos de inovação com vista a transformarem modelos económicos e a sociedade. Uma solução para evitar a colisão com drones e uma luva para detetar cancro foram os grandes vencedores dos Altice Innovation Awards. 

O Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks, da autoria de Dário Pedro, traduz-se numa framework concetual focada em veículos aéreos não tripulados, autónomos e em rede, para prevenção da colisão com objetos de reduzida dimensão, procurando atingir níveis aceitáveis
de segurança e confiabilidade.

O vencedor da categoria de estudantes de mestrado e de doutoramento recebeu um prémio no valor de 25 mil euros.

Já o SenseGlove, desenvolvido por Francisco Nogueira, consiste num dispositivo médico de rastreio, doméstico e portátil, que complementa o convencional autoexame mamário. Trata-se, essencialmente, de uma luva conetada a uma aplicação móvel, que através de tecnologia analisa a diferença entre as pressões do tecido mamário "saudável" e as irregularidades que surjam no tecido, "contribuindo para uma deteção atempada e evitar tratamentos agressivos ou cirurgias mutilantes no futuro".

O dispositivo está ainda numa fase de desenvolvimento e carece de validação clínica, mas o objetivo de Francisco Nogueira é de que possa chegar ao mercado - após passado o período e os procedimentos necessários à validação científica - em 2023. O engenheiro biomédico começou a trabalhar no projeto já durante a pandemia. O valor monetário do prémio ascende a 50 mil euros.

Quanto ao BfK Awards, que é promovido pela Altice em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI), teve como vencedor a startup Smartex.ai, que usa a inteligência artificial para inspeção em tempo real de têxteis, com vista a reduzir o desperdício e das falhas na produção. O trabalho, desenvolvido por uma equipa encabeçada por António Rocha, tinha recebido este ano o prémio Pitch da Web Summit.
Ver comentários
Saber mais Altice Francisco Nogueira ciência e tecnologia
Outras Notícias