pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Spotify ajusta tarifários em setembro, mas admite continuar a subir preços

Plataforma de streaming atualiza valor dos pacotes de subscrição no próximo mês, mas não fecha portas a novos aumentos com oferta de um maior número de serviços aos clientes.

A Spotify teve em 2024 os primeiros lucros da sua história
A Spotify teve em 2024 os primeiros lucros da sua história John Nacion/ Star Max via AP
24 de Agosto de 2025 às 10:45

O Spotify vai passar a cobrar mais pelos serviços de streaming a partir do próximo mês de setembro, mas sinaliza já novos aumentos de preços para os clientes à medida que quer apostar em novas funcionalidades. A informação é avançada ao Financial Times por Alex Norström, copresidente e diretor de negócios da plataforma.

Segundo adianta Norström, as atualizações de preços fazem "parte da caixa de ferramentas " que a empresa tema agora disponível, depois de durante muitos anos ter optado por manter os tarifários estáveis. Ainda assim, na entrevista ao jornal britânico o responsável da Spotify assegura que novos agravamentos de preços serão sempre acompanhados por novos serviços e funcionalidades que a plataforma de streaming tem planeados.

O Spotify começou a subir os preços há dois anos, uma decisão que acabou por ser aplaudida pelos investidores que há muito sublinhavam a importância de a empresa se concentrar na rentabilidade, em vez de apenas no aumento do número de subscritores. Uma estratégia que acabou por conduzir a Spotify ao ao seu primeiro lucro anual em 2024.

"Os aumentos de preços e os ajustes de preços, e assim por diante, fazem parte da nossa caixa de ferramentas de negócios e fá-lo-emos quando fizer sentido", disse Norström ao FT, justificando. Que a plataforma "continuará a adicionar valor" para os clientes. Em cima da mesa estará um novo nível de subscrição que custaria 6 dólares extras por mês, destinado aos maiores fãs de artistas, segundo foi avançado no início deste ano. Quando questionado sobre o tema numa "conference call" com analistas, no mês passado, Norström disse apenas que a empresa está “a fazer progressos”, mas que a oferta “está a levar tempo" a concretizar-se.

Setembro com preços novos. Portugal está incluído nos aumentos

A plataforma de streaming tem estado a enviar emails aos clientes com os novos preçários, que entram em vigor já a partir do mês de setembro. Em Portugal, a atualização também se fará sentir no bolso dos subscritores, com o pacote base - Plano Premium Individual - a agravar-se de 7,99 euros por mês para 8,99 euros.

Já o Pacote Premium Família, que disponibiliza o acesso de até seis contas, aumenta 3 euros, de 13,99 euros mensais para 16,99 euros. Em contrapartida, a plataforma passa a oferecer um serviço intermédio - o Plano Premium Família 4, com quatro acessos - cujo valor se fixa em 15,49 euros mensais.

A plataforma musical sueca Spotify apresentou em 2024  , o seu primeiro exercício anual com lucros e alcançou novos números recorde de utilizadores e subscritores. No ano anterior, a empresa com sede em Estocolmo e cotada em Wall Street, tinha perdido 532 milhões de euros.

No início deste mês, quando a plataforma anunciou que iria fazer novas mexidas de preços a partir de setembro, as ações da companhia chegaram a subir 10% com os investidores a sinalizarem positivamente a estratégia seguida.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio