iPhone 15 marca nova era nos telemóveis da Apple. Modelo de topo vai ser em titânio
Veja aqui a apresentação do iPhone 15 no evento de outono da Apple em Cupertino, na Califórnia.
- Tim Cook já está em palco no evento de outono da Apple
- Reforçado objetivo de distribuir os Apple Vision Pro no início de 2024
- Apple Series 9 sem melhorias de bateria mas Siri deixa de precisar de ligação ao iPhone
- Apple Watch Ultra 2 com melhor "display" e bateria mais duradoura
- Apple deixa de lado o couro nas braceletes de relógios, a caminho para a neutralidade carbónica
- Novo sistema operativo para os Apple Watch disponível em menos de uma semana
- Cabo USB-C, nova câmara e "dynamic island": eis o novo iPhone 15
- AirPods ditam fim do cabo "lightning" 11 anos depois da sua introdução
- Modelo de topo de gama do iPhone passa a ser feito de titânio
- iCloud expande-se e passa a oferecer armazenamento para mais de 6TB
- Novo sistema operativo iOS 17 disponível a partir de 18 de setembro
- Os seis principais destaques da apresentação de hoje da Apple
O Negócios está a acompanhar o evento de outono da Apple em Cupertino, na Califórnia, onde será lançado o iPhone 15 da marca, o primeiro com porta USB-C imposta na União Europeia, bem como outras novidades. Fique connosco.
A primeira novidade, comunicada na pessoa de Tim Cook, o CEO da Apple, vem revelar que a marca quer começar a entregar os novos Appple Vision Pro, os óculos de realidade virtual, no início de 2024.
O anúncio da primeira entrada da Apple no mundo da realidade virtual tinha sido feito em julho, sendo que os óculos apenas se encontram disponíveis para os programadores.
O novo relógio, "o mais avançado que criámos" nas palavras de Tim Cook, o Apple Series 9 tem um novo processador 305 mais rápido que o anterior.
Apesar de não existirem melhorias em termos de bateria, que se mantém nas 18 horas, os processamentos da Siri vão começar a ser realizados no próprio relógio. Ou seja, em caso de ligação fraca ao telemóvel continua a ser possível recorrer à assistente virtual da Apple.
Além do Apple Series 9 há também uma nova versão do Apple Watch Ultra. Apesar do aspeto ser semelhante à primeira versão, este novo modelo terá um melhor "display" e a bateria durará 72 horas.
Além destas mudanças, a caixa do relógio é agora feita de titânio reciclado. Este poderá não ser o único dispositivo da marca a recorrer ao uso de titânio, mas teremos de esperar para ver.
Era já esperado que a Apple fizesse progressos em termos de sustentabilidade. Depois de mostrar um vídeo em que a atriz Octavia Spencer faz de mãe natureza e são explicados os objetivos "verdes" da empresa, a marca da maçã anuncia que vai deixar de usar couro nas braceletes dos relógios. Vão passar a ser feitas de materiais reciclados, com o objetivo final de caminhar para a Apple atingir a neutralidade carbónica em 2030. As novas braceletes vão ter o nome de "Fine Woven".
Antes da estrela da noite, o iPhone 15, a marca faz uma pausa nos lançamentos de dispositivos para falar do novo watchOS 10, o sistema operativo dos Apple Watch, que irá estar disponível para instalação a partir do dia 18 de setembro.
Estima-se que esta atualização seja a maior de sempre desde o lançamento do primeiro Apple Watch, com vários novos "widgets" e uma nova apresentação.
A estrela da noite é introduzida por Tim Cook que passa a palavra a outro elemento da equipa. O novo iPhone 15. As expectativas confirmaram-se e o novo modelo irá ter uma entrada USB-C, tornada obrigatória este ano pela União Europeia.
É assim abandonado o antigo cabo e entrada "lightning", 11 anos após o seu primeiro anúncio. Passa agora a ser possível usar o mesmo cabo de carregamento para os iPhones, iPads e Macs.
Há várias mudanças no novo equipamento, mas o "design" não é uma delas. A nova "dynamic island" introduzida no iPhone 14 Pro vai estar disponível para todas as versões do iPhone 15.
A câmara fotográfica também sofre alterações e o novo iPhone passa a ter estabilização de fotos e vídeos, otimização de retratos com mais cor e melhor performance em termos de iluminação. Este modelo irá incluir também um modelo cinemático de gravação em 4k.
O novo modelo base do iPhone 15 irá custar 799 dólares na versão de 128GB e a versão Plus começará nos 899 dólares na versão com a mesma capacidade. O 15º modelo do iPhone vai estar disponível em branco, preto, cor de rosa, verde, amarelo e duas dimensões: 6,1 para o iPhone 15 e 6,7 para o iPhone 15 Plus.
This is the iPhone 15 Pro! Will you upgrade? #AppleEvent pic.twitter.com/CQnSV2jnHC
Não é apenas para o iPhone que vai deixar de usar o cabo "lightning", também os novos AirPods passam a funcionar através de uma porta USB-C.
Entre as novidades para os novos auriculares da marca, os novos AirPods vão passar a poder ser carregados através do próprio iPhone.
Voltamo-nos agora para o segmento mais elevado do novo iPhone 15, com os modelos Pro e Pro Max. Há três características a destacar: são feitos de titânio, têm "Action Buttons" - atualizando os antigos botões que permitem receber ou não alertas das notificações e passam a ser customizáveis - e a Apple garante que são os telemóveis mais poderosos feitos até aos dias de hoje, ao recorrerem ao A17 Pro, o processador mais rápido de sempre da marca.
A dimensão destas duas versões é semelhante ao iPhone 14, com um "display" de 6,1 polegadas para o Pro e 6,7 para o Pro Max.
Os preços começam nos 999 dólares para a versão Pro com 128GB, sendo que o Pro Max está disponível a partir dos 256GB por 1.199 dólares. Ambos os dispositivos estão disponíveis para pré-compra a partir desta sexta-feira e à venda a partir do dia 22 de setembro.
Meet iPhone 15 Pro & Pro Max! Powered by A17 Pro, which ushers in a new era of Apple Silicon, these products unlock new performance capabilities, amazing photography, next-level gaming, and more. And with an all-new titanium design, they're our lightest weight Pro models yet! pic.twitter.com/kZxWCPj0Vl
Para os clientes nos Estados Unidos, a Apple introduziu uma nova aplicação de assistência em viagem com a American Automobile Association (AAA), no caso de estar parado na autoestrada e precisar de combustível, ou um novo pneu, ou mesmo outro tipo de emergência.
Apesar de o iPhone 15 ser a estrela da noite, foi o anúncio dos novos planos do iCloud que mereceu o maior aplauso na sala, segundo os jornalistas presentes.
A Apple revelou que, a partir da próxima semana, haverá planos de armazenamento de 6TB e de 12TB.
Para os restantes utilizadores de iPhone, o novo sistema operativo iOS 17 vai estar disponível a partir de 18 de setembro e vai introduzir novas características como "voicemail" em direto, em que fica disponível uma transcrição enquanto o contacto está a gravar uma mensagem de áudio, um novo modo "StandBy", que transforma o telemóvel num despertados, e uma nova app "Journal".
Passa também a não necessitar de dizer "olá" para falar com a Siri e vão existir melhorias relacionadas com o AirDrop e a transcrição de áudio.
Já passava das 21h desta terça-feira em Lisboa quando terminou o evento de outono da Apple. Veja aqui os seis principais anúncios da marca:
- Novo iPhone 15 com porta UBS-C, "dynamic island" e câmara de 48MP
- Novo iPhone 15 Pro e Pro Max feitos de titânio com botão multifunções
- Novo Apple Watch Series 9 tem uma melhoria de performance
- Apple Watch Ultra 2 com melhoria no "display" e processamento
- AirPods ditam fim do cabo "lightning" e passam a ter porta USB-C
- Atualizações de "software" com o novo iOS 17 e watchOS 10
Mais lidas