pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

WSense capta 10 milhões de euros com investimento da Indico Capital Partners e da SIMEST

Blue Fund da gestora portuguesa investe na scale-up italiana, que já soma mais de 25 milhões de euros em financiamento e quer liderar o mercado global de comunicações submarinas

D.R.
09:41

A WSense, empresa italiana especializada em tecnologia oceânica e comunicações sem fios subaquáticas, captou 10 milhões de euros numa nova ronda de investimento com a participação do Blue Fund da Indico Capital Partners e da SIMEST, que se juntam a acionistas como a Fincantieri, Swen Capital, CDP, Rypples, RunwayFBU e Axon.

Com esta operação, o total de financiamento da scale-up ultrapassa os 25 milhões de euros, reforçando a aposta no desenvolvimento de sistemas de Wi-Fi subaquático que permitem comunicações em tempo real e a recolha massiva de dados no oceano. As tecnologias da WSense, patenteadas e aplicadas por parceiros como a Saipem, ENI, Terna e Alcatel Submarine Networks, são apontadas como decisivas para a monitorização ambiental, segurança de infraestruturas e transição energética.

“A entrada de novos investidores representa um forte reconhecimento do valor da nossa tecnologia e da nossa estratégia de crescimento internacional”, afirmou Chiara Petrioli, fundadora e CEO da WSense. “Graças ao apoio de importantes parceiros industriais e financeiros, vamos acelerar o desenvolvimento de soluções IoT de ponta para a proteção dos oceanos.”

Para Stephan de Moraes, presidente da Indico Capital Partners, a WSense “é um ótimo exemplo das capacidades tecnológicas de Itália e das oportunidades emergentes nas tecnologias oceânicas”, destacando o potencial da empresa “para liderar a próxima fase de desenvolvimento num setor com clara relevância estratégica”.

O mercado global de comunicações subaquáticas é estimado em cerca de 10 mil milhões de euros anuais, num contexto em que o domínio submarino ganha importância crítica: 98% das comunicações digitais mundiais viajam através de 552 cabos submarinos, com um total de 1,4 milhões de quilómetros de extensão, segundo dados da Marinha Italiana.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio