Portugal financia agência espacial europeia em 1,7 milhões

O montante está previsto no âmbito da participação de Portugal no projecto, através da representação da associação que regula as telecomunicações.
Fátima Barros Anacom
Bruno Simão/Negócios
Alexandra Noronha 01 de Março de 2017 às 10:25

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) vai transferir 1,7 milhões de euros para a agência espacial europeia (ESA) referentes a uma parte dos resultados de 2015 desta entidade, segundo uma portaria publicada em Diário da República.

PUB

 

Esta verba diz respeito à participação de Portugal no projecto europeu, através da Anacom, liderada por Fátima Barros (na foto) que foi "indigitada para assumir a representação nacional nos Comités de Gestão de Programas de Telecomunicações (JCB) e Navegação por satélite (PB-NAV)", na ESA.

PUB

 

A organização foi criada em 1975 e, "actualmente, reúne 17 Estados europeus (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Noruega, Reino Unido, Espanha, Suécia, Polónia, Roménia e Suíça), participando ainda o Canadá em alguns programas. Portugal aderiu à ESA, como membro de pleno direito, em 2000", segundo se pode ler no site da Anacom. "As principais vertentes de actividade da ESA incluem os programas de desenvolvimento científico, de lançadores, de telecomunicações, de navegação e da observação da terra", adianta o mesmo site.

PUB

 

Além disso, segundo o mesmo diploma, a Anacom irá transferir para o Instituto do Cinema e do Audiovisual 6,1 milhões de euros e 10 milhões para o Tesouro, "estando incluído neste montante o valor anual a transferir para a ERC, por conta dos resultados líquidos da ANACOM", segundo o mesmo diploma. Do restante, uma parte é considerada receita geral do Estado e 2 milhões são para reservas.

PUB

 

Os resultados líquidos da Anacom, respeitantes ao exercício de 2015, atingiram os 30,9 milhões de euros. 

PUB
Pub
Pub
Pub