TV por fibra óptica com recorde de um milhão de clientes
Os dados do regulador apontam para um total de 3,67 milhões de assinantes no final de 2016, sendo que a fibra óptica cresceu 28,6% nos assinantes. A Nos continua a liderar o mercado.
A Anacom divulgou esta quinta-feira, 30 de Março, que a televisão por fibra óptica bateu recordes no ano passado, atingindo os 1,057 milhões de assinantes. Este valor "foi alcançado graças a um crescimento de 28,6% do número de assinantes, traduzido em mais 235 mil assinantes em 2016", adiantou o regulador. "No final do ano, a fibra representava já 28,8% do total de assinantes (mais 5,5 pontos percentuais face a 2015), continuando, ainda assim, a ser a segunda forma de acesso mais importante", adiantou a Anacom, em comunicado.
No total, o serviço de televisão paga contava, no final do ano passado, com 3,67 milhões de assinantes, um crescimento de 4,1%.
Os acessos por cabo continuam a ocupar o primeiro lugar, representando 36,7% do total. "Quanto ao xDSL, diminuiu 9,5%, atingindo os 678 mil subscritores, mantendo-se em terceiro lugar entre as redes de suporte do serviço (18,5%). Segue-se o DTH (16,1%), que diminuiu 3% face ao período homólogo", adiantou a Anacom.
A taxa de crescimento do número de assinantes foi de 4,1%, semelhante à média dos últimos cinco anos. "Do total de assinantes, 90,4% dispõem do serviço integrado num pacote", referiu o regulador. Quase 80% dos subscritores tinha acesso a mais de 80 canais, sendo que as gravações automáticas continuar a ser o serviço mais usado, disse o regulador liderado por Fátima Barros.
"No final de 2016, de acordo com o Barómetro de Telecomunicações da Marktest, 4,1% dos indivíduos com 10 ou mais anos tinha subscrito serviços de vídeo streaming on demand (Netflix, Fox Play ou NPlay)", adiantou a Anacom. As receitas da televisão paga, "stand alone" e pacotes de serviços foi de 1,8 mil milhões de euros, mais 8,5% do que em 2015.
"O Grupo Nos tinha a maior quota de assinantes, cerca de 43,5%, seguindo-se a Meo com 38,9%, a Vodafone com 12,8% e a Nowo 4,7%. A Vodafone foi o único prestador a aumentar a sua quota de assinantes (mais 2,3 pontos percentuais), sendo também o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou em 2016", concluiu o comunicado.
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