Oi aprova venda da PT Portugal aos franceses da Altice

O conselho de administração da operadora brasileira aprovou a venda esta noite, avança a edição online do Estado de São Paulo. A proposta foi aprovada por unanimidade e deverá ser submetida à Assembleia Geral da PT SGPS.
Bloomberg
05 de Dezembro de 2014 às 01:52

Três dias após a Oi ter confirmado que estava em negociações exclusivas com a Altice para vender a PT Portugal, o Conselho de Administração da operadora brasileira aprovou esta noite a venda da PT Portugal à empresa francesa.

PUB

 

A agência Bloomberg avançava essa hipótese ao fim da noite de quinta-feira, o que veio a ser confirmado pelo jornal Estado de São Paulo pelas 23h30, hora de Portugal, que citou fontes próximas do processo.

PUB

 

"A expectativa é de que a transacção seja submetida à Assembleia de Accionistas da PT, em Portugal, até ao dia 20. Com a venda dos activos portugueses, a Oi, que tem uma dívida de 48 biliões de reais [cerca de 15,1 mil milhões de euros] aumenta o fôlego para participar na consolidação do sector", refere o jornal brasileiro citando uma das fontes.

PUB

 

Conforme sublinha aquela publicação, conhecida como Estadão, há agora duas vias mais prováveis neste processo. Uma delas é o fatiamento da TIM Brasil pelas concorrentes Oi, Vivo e Claro, proposta que está a ser elaborada pelo BTG Pactual. Outro cenário em avaliação pela empresa que controla TIM, a Telecom Itália, é uma fusão com a Oi.

PUB

 

Além dos accionistas da PT SGPS, esta venda aos franceses da Altice está também condicionada à aprovação por parte das autoridades reguladoras da concorrência.

PUB

 

Recorde-se que a Oi recebeu duas propostas para vender os activos da PT Portugal: a da Altice, onde consta uma parceria comercial com os CTT, caso seja bem sucedida na compra; e a dos fundos Apax e da Bain, proposta que contou com a entrada de um novo sócio, a Semapa.

PUB

 

Numa primeira fase as duas propostas diferiam em 50 milhões de euros, a favor dos fundos que ofereciam 7.075 milhões de euros, e ambas propunham o diferimento de pagamento de 800 milhões de euros, mediante o alcance de objectivos.

PUB

 

Depois, a 30 de Novembro, a Altice elevou a parada ao propor pagar 7.400 milhões de euros (mais 325 milhões do que a proposta dos fundos), com um diferimento de 500 milhões. Ou seja, nesse valor estão incluídos 500 milhões que só serão pagos se a PT Portugal atingir determinadas metas ao nível de rentabilidade e de vendas.

PUB

 

Esta subida da oferta por parte da Altice valeu-lhe a garantia de negociações exclusivas com a Oi, tendo o contrato de exclusividade para as negociações um prazo de 90 dias.

PUB

 

(notícia actualizada às 02h21)

PUB

 

PUB
PUB
PUB
Administração da Oi aprova venda da PT Portugal aos franceses da Altice
Reuters
PUB

Agora a Altice surge como uma das principais interessadas na PT Portugal. Para comprar a empresa que detém a marca Meo precisará de muito mais do que os 500 milhões de euros que disse em 2012 estar disposta a investir em Portugal

 

PUB

O grupo Altice já se assume como multinacional cabo e telecomunicações com presença em França, Israel, Bélgica, Luxemburgo, Portugal, Suíça e Caraíbas.

 

PUB

Saltou para os jornais internacionais quando adquiriu, em França, a SFR, a segunda maior operadora móvel em França, a seguir à Orange. Há quatro operadores móveis com infra-estruturas próprias no mercado gaulês. A SFR tem menos de 30% de quota no mercado móvel. A SFR tem também desenvolvido o projecto de internet de alta velocidade fixa. A SFR acabou por ser uma negócio avaliado em 17 mil milhões de euros, tendo já recebido luz verde para concretizar a compra.

 

PUB

Em França, a Altice detém, ainda, a Numericable, que cotou em bolsa este ano, e que tem a rede de fibra óptica que cobre mais de cinco milhões de lares. A Altice detém 30% da Numericable, tendo a Carlyle 26,3%.

 

Em Israel, detém a operadora Hot, que detém uma operação de cabo e móvel. No final de 2013, esta empresa tinha 1,127 milhões de clientes no cabo e 810 mil subscritores móveis.

PUB

 

Na Bélgica e Luxemburgo detém a Coditel. Está também em Guadalupe, Martinica e República Dominicana.

 

PUB

O grupo Altice é liderado por Patrick Drahi (na foto) que começou a sua carreira profissional no grupo Philips em 1988, passando depois pela Kinnevik-Millisat. Em 1993, fundou a CMA, uma firma de consultoria especializada em comunicações e media e ainda criou duas operadoras de cabo: a Sud Cable Services (1994) e a Media Reseaux (1995), que, no ano 2000, foi adquirida pela UPC.

 

Arrancou com a Altice em 2002. Segundo a revista Forbes, Patrick Drahi está na posição 133 na lista de milionários, com uma fortuna avaliada em 9,4 mil milhões de dólares. Na Wikipédia, está descrito como empresário franco-israelita, nascido em Marrocos em 1963 e residente na Suíça. Alexandra Machado

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais PT Portugal Oi Altice
Pub
Pub
Pub