Operadores vão distribuir 5 mil e-SIM com roaming de emergência às regiões afetadas

As operadores da rede móvel chegaram a acordo com o Governo e vão distribuir cartões digitais com acesso ao roaming de emergência apenas nas zonas afetadas pelo mau tempo. Aqueles que ainda não têm comunicações vão receber um cartão com acesso a qualquer rede.
Miguel Pinto Luz reuniu com a Anacom e com os quatro operadores.
Manuel de Almeida / Lusa
Inês Pinto Miguel 18:05

As operadoras das redes de telecomunicações vão distribuir cinco mil cartões e-SIM com roaming de emergência às regiões que foram afetadas pelo mau tempo e que ainda não dispõem de serviço de comunicação. O anúncio foi feito pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, depois do ministro o ter revelado em entrevista à CNN na quinta-feira à noite.

Esta distribuição foi acordada numa reunião entre o ministro da tutela, Miguel Pinto Luz, o regulador Anacom e os quatro operadores de telecomunicações a nível nacional: Meo, Nos, Vodafone e Digi. Segundo o comunicado enviado às redações, este foi o compromisso encontrado para devolver comunicações às regiões afetadas, enquanto os trabalhos no terreno continuam a decorrer.

PUB

“Falamos de trabalhos que reconhecemos que estão a ser realizados em condições muito complexas. Mas, tal como já tive oportunidade de referir, não vamos deixar ninguém para trás. O Governo está ao lado das operadoras para ajudar a desenhar soluções e responder a todos os problemas de cada cidadão”, aponta Miguel Pinto Luz, na missiva.

Ainda que utilizando soluções provisórias, os operadores indicaram ao Executivo que estimam repor a toda a rede móvel nos próximos 15 dias, enquanto o restabelecimento total da rede fixa só deverá ser terminado no final do primeiro semestre. Já a reconstrução das soluções estruturais e definitivas, as empresas apontam que os trabalhos devem durar um ano e meio.

Pub
Pub
Pub