pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

5G: Mais velocidade, menor latência e um caminho para a transformação digital

A quinta geração de redes móveis é já uma realidade um pouco por todo o mundo. Para os consumidores, traz maiores velocidades de conexão, mas o uso com maior potencial está do lado empresarial.

5g
5g Reuters
29 de Dezembro de 2021 às 08:30
  • Partilhar artigo
  • ...

O que é o 5G?

O 5G é a quinta geração de redes móveis, que sucede ao 4G. Face à anterior geração, o 5G promete ser muito mais rápido e ter uma latência mais reduzida - ou seja, um menor tempo de resposta entre um comando e uma reação.

Já está disponível em Portugal?

Concluído o leilão do 5G em Portugal, a Anacom arrancou a 26 de novembro com a emissão de licenças. Alguns operadores, como foi o caso da Nos e da Vodafone, avançaram para o lançamento do serviço na sequência da emissão da licença. No caso destes dois operadores, até 31 de janeiro de 2022 há a oportunidade de os clientes experimentarem o serviço. Já a Meo arrancará com a oferta comercial em janeiro, mas já tem disponível uma modalidade de pré-compra de internet móvel 5G.

O que muda para o consumidor?

O 5G é mais rápido, mas há que ter em conta outros fatores na hora de usar este tipo de rede móvel, nomeadamente a gestão dos pacotes de dados, que serão consumidos mais depressa, uma vez que a velocidade é maior. Caso tenha um pacote de dados limitado, situação em que se enquadra uma boa fatia dos portugueses, os gigas disponíveis serão consumidos mais depressa.

É preciso mudar de telefone?

Para ter acesso ao 5G é preciso ter um equipamento compatível. Atualmente, já há vários modelos disponíveis no mercado português, que asseguravam esta compatibilidade ainda antes de o serviço estar disponível no país. É importante ter em conta que, uma vez que se trata de uma tecnologia recente, estes equipamentos têm preços mais elevados do que outros terminais. Marcas como a Apple, Samsung, Oppo, TCL ou a Xiaomi já têm este tipo de equipamentos compatíveis com 5G disponíveis em Portugal.

O que traz o 5G Para as empresas?

Até aqui têm-se multiplicado os testes sobre a utilização desta geração de redes móveis em ambiente empresarial, nomeadamente com usos na área da indústria, exemplificando o que poderá ser a tão ambicionada indústria 4.0, e também nas empresas, com usos como comunicações mais rápidas ou uso de sensores. Além da utilização para as empresas, outro dos pontos de destaque são também as aplicações na área das cidades inteligentes.

Quanto foi investido nesta tecnologia?

Em Portugal, o leilão do 5G totalizou 566,8 milhões de euros. Deste montante, 410 milhões entram já este ano nos cofres do Estado, já que alguns operadores efetuaram o pagamento das respetivas licenças “à cabeça”, como foi o caso da Nos, Vodafone e da Dense Air. A Nos investiu 165 milhões de euros no leilão, a Vodafone 133 milhões e a Dense Air 5,7 milhões. Já a Meo investiu 125,2 milhões, a Nowo 70,2 milhões e a Dixarobil 67,3 milhões.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio