pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Meo assina acordo de entendimento para entrar no capital da Sport TV

A PT assinou um memorando de entendimento para ser accionista da Sport TV. O acordo ainda está sujeito a um processo de auditoria contabilística e legal à Sport TV.

Paulo Neves PT Portugal Meo
Paulo Neves PT Portugal Meo Miguel Baltazar/Negócios
04 de Agosto de 2016 às 19:34

Depois da Vodafone Portugal, a Meo pode vir a ser o novo accionista da Sport TV. Em comunicado, a PT Portugal informou que assinou um acordo de entendimento com os restantes accionistas (Olivedesportos, Nos e Vodafone) para entrar no capital da Sport TV.

"A concretização deste acordo, que se rege por princípios de paridade, não-discriminação e transparência, está sujeita a um processo de auditoria contabilística e legal (due diligence) à Sport TV", explica a empresa, acrescentando que "o mercado será informado da conclusão deste processo".

A Meo não detalha, porém, qual a fatia do capital do canal de desporto premium que está em causa.

Para Paulo Neves, CEO da PT Portugal, "o acordo que hoje anunciamos beneficia, acima de tudo, os nossos clientes e o mercado português, e visa garantir o acesso da MEO aos conteúdos desportivos considerados essenciais em condições de mercado equitativas e não discriminatórias. Estamos comprometidos em disponibilizar os melhores conteúdos e o melhor serviço, alicerçados numa oferta competitiva, transparente e inovadora."

O anúncio da assinatura deste memorando de entendimento acontece uma semana depois da Vodafone Portugal ter entrado no capital da Sport TV. Com esta entrada, até ao momento, o capital está dividido em partes iguais (33,3%) pela empresa de Joaquim Oliveira, a operadora liderada por Miguel Almeida e pela Vodafone Portugal.

A entrada da operadora liderada por Mário Vaz no canal de desporto foi realizada através de um aumento de capital, mas os valores não são conhecidos.

A abertura do capital social da Sport TV acontece pouco depois das operadoras de telecomunicações terem posto fim à guerra pelos conteúdos desportivos ao assinarem o acordo de partilha de direitos televisivos bem como de custos (actuais e futuros).

Até há pouco tempo, o canal lançado em 1998 era detido em partes iguais por Joaquim Oliveira e pela operadora Nos.

Com a entrada no mercado da Benfica TV o canal começou a perder clientes, principalmente quando o clube não renovou o contrato para a transmissão dos seus jogos em casa com a Sport TV, passando a emiti-los no seu próprio canal. Uma situação que se reflectiu nas contas do canal que há vários trimestres regista prejuízos.

No segundo trimestre deste ano a Sport TV registou prejuízos de 3,2 milhões de euros, onze vezes superior ao registado no mesmo período de 2015 (-290 mil euros), devido a "um aumento dos custos de conteúdos", segundo as contas da Nos. No primeiro trimestre do ano o prejuízo tinha sido de 2,6 milhões de euros.

(notícia actualizada às 19:39 com mais informação)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio