Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Amortizações em Itália e Espanha penalizam lucros da Vodafone

A britânica Vodafone assumiu perdas de 7,7 mil milhões de libras nas operações em Itália e Espanha, o que levou a uma forte queda nos lucros anuais na operadora. Pela positiva, resultados na divisão de comunicações móveis caíram menos do que o temido.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 21 de Maio de 2013 às 09:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Vodafone reportou lucros de 429 milhões de libras no ano fiscal de 2012, muito abaixo dos 6,96 mil milhões obtidos no ano anterior. Os resultados foram penalizados pelo facto de a segunda maior operadora de telecomunicações do mundo, depois da China Mobile, ter assumido imparidades de 7,7 mil milhões relacionadas com as operações em Itália e Espanha.

 

Ainda assim, as receitas caíram 4,2% no exercício, para 44,45 mil milhões, o que ficou ligeiramente acima das expectativas dos analistas. Daí que a acção esteja a valorizar-se em 0,5%, para 198,60 libras, esta manhã em Londres.

 

Os investidores estão também a premiar o facto de a empresa ter apresentado uma quebra menor do que a prevista nas receitas móveis no quarto trimestre e de ter projectado um aumento de 6,9% nos lucros operacionais para o corrente ano. O aumento dos lucros operacionais será conseguido, sobretudo, com a eliminação de postos de trabalho na Europa e com o crescimento das operações da norte-americana Verizon Wireless, diz a empresa.

 

A Vodafone, bem como outras operadoras do Velho Continente, está a sentir dificuldades devido à contracção da actividade económica em alguns dos seus principais mercados. A redução das taxas de terminação móvel, cobradas às outras operadoras pelas chamadas entre operadoras diferentes, é outro factor de pressão sobre as receitas.

 

Apesar da queda dos lucros, a Vodafone decidiu aumentar em 7% o dividendo anual, aproveitando para isso a retenção de parte do dividendo pago pela participada Verizon Wireless.

Ver comentários
Saber mais Vodafone lucros Verizon
Mais lidas
Outras Notícias