Cadete de Matos sai da presidência da Anacom na quinta-feira
João Cadete de Matos será sucedido na presidência da Anacom por Sandra Maximiano, cuja nomeação foi aprovada em Conselho de Ministros na semana passada.
O presidente cessante da Anacom revelou, esta terça-feira, durante o anúncio do concurso público para instalação de redes em zonas brancas, que está a decorrer em Belmonte, que cessa funções daqui a dois dias.
Cadete de Matos será substituído por Sandra Maximiano, cuja nomeação foi aprovada em Conselho de Ministros na passada quinta-feira.
A nomeação da nova líder das comunicações ainda não foi publicada em Diário da República, mas a informação divulgada por Cadete de Matos, perante o primeiro-ministro, António Costa, dá a entender que tal ocorrerá nos próximos dias.
Na sua última intervenção pública, Cadete de Matos agradeceu ao Governo "o respeito e apoio que sempre deu a um regulador independente". "Foram muitas as pressões sobre o regulador, mas devo dizer que chegamos aqui pela determinação de servir a causa pública", afirmou.
Num encontro com os jornalistas na semana passada, em que fez um balanço sobre os seis anos de mandato, Cadete de Matos destacou o facto de, sob a sua gestão, a "Anacom ter olhado para as pessoas mais esquecidas".
Mas assumiu que há aspetos em que gostava de ter ido mais longe, nomeadamente em alterações à lei "que respeitassem mais as recomendações do regulador e que reforçassem a sua independência".
Na altura, lamentou também ter sido vítima de "campanhas difamatórias graves".
Mais lidas