Telecomunicações Espanha vai ter 5G no verão. A Portugal faltam as licenças

Espanha vai ter 5G no verão. A Portugal faltam as licenças

A Vodafone anunciou o lançamento da rede de quinta geração em Espanha, numa altura em que em Portugal ainda não foram distribuídas as infraestruturas necessárias.
Espanha vai ter 5G no verão. A Portugal faltam as licenças
EPA
Ana Batalha Oliveira 22 de maio de 2019 às 13:38

Espanha vai ter oito cidades a operar com a tecnologia de telecomunicações de quinta geração – 5G – já este verão, anunciou esta quarta-feira, 22 de maio, o CEO da Vodafone Espanha, o português António Coimbra. Em Portugal "não estamos atrasados", defende o CEO a nível nacional, Mário Vaz, embora frise a necessidade da atribuição de licenças.

"Façam por favor a atribuição total de frequências, deem já o plano de tudo o que podemos contar", pediu Mário Vaz, dirigindo-se ao Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações. Em Portugal, o leilão que permite a distribuição das infraestruturas necessárias para a implementação do 5G ainda não tem data marcada, apenas o prazo indicativo de vir a ser lançado até meados do próximo ano.

O pedido de Mário Vaz foi feito num evento da empresa de telecomunicações, organizado para fazer a primeira sessão a nível mundial em que o 5G é utilizado numa deslocação transfronteiriça – no caso, entre a portuguesa Valença do Minho e a espanhola Tui.

O CEO da Vodafone Portugal assegura que "Portugal compete muito bem ao nível das infraestruturas" e salienta o "espírito português de fazer bem e depressa". Contudo, é facto que numa altura em que Espanha se prepara para inaugurar esta tecnologia em Espanha, em terras lusas não existe ainda uma cidade anunciada, apesar de Aveiro já ter sido referida como a mais habilitada para o efeito.

Vigo e Corunha são duas das cidades que vão inaugurar o lançamento pela Vodafone do 5G em Espanha e que foram anunciadas esta quarta-feira, colocando o país vizinho no "pelotão dianteiro do 5G", apontou António Coimbra. O presidente Galego, Alberto Nuñez Feijó, mostrou-se satisfeito com a conquista registando que se espera que a implementação desta tecnologia tenha um impacto de 14 mil milhões de euros em Espanha até 2025. Espanha vai investir 2 milhões de euros em projetos piloto para testar a tecnologia 5G em carros autónomos, numa ambulância e num carro de bombeiros.

Para além das cidades galegas, já havia sido anunciado que a Vodafone estava a testar a mesma tecnologia em Madrid, Barcelona, Pamplona, Zaragoza, Sevilha e Bilbao, perfazendo o total de oito cidades. Na Europa, a Vodafone espera ver lançado o 5G em cinquenta cidades este verão.

(Notícia atualizada com a informação que existe um total de oito cidades onde já foi implementada a tecnologia 5G em Espanha, e não apenas as mais recentemente anunciadas, Vigo e Corunha)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI