Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fibra óptica chega a 90% dos alojamentos em Portugal. Média da UE é de 23%.

Cerca de 90% dos lares em Portugal estão preparados para receber serviços através de fibra óptica, uma média muito superior à da União Europeia, que se situa nos 23%, segundo o relatório anual que caracteriza o sector publicado pela Anacom.

Miguel Baltazar/Negócios
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 19 de Junho de 2015 às 14:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

A cobertura das redes de comunicações em Portugal é "tendencialmente superior" à média dos 28 Estados-membros da União Europeia, segundo o relatório que caracteriza o sector e que é publicado anualmente pela Anacom.

 

De acordo com a mesma análise, as principais tipologias de redes e serviços de comunicações electrónicas estão disponíveis em Portugal e os consumidores não consideram que a cobertura constitua uma das principais barreiras ao acesso aos serviços.

 

"Por outro lado, as redes pan-europeias de satélites permitem uma cobertura integral do território nacional", detalha o regulador do sector no mesmo documento

 

A tecnologia de fibra óptica em Portugal é uma das mais avançadas na União Europeia.

Segundo um estudo do IDATE,  no final de 2014 "cerca de 90% dos alojamentos em Portugal encontravam-se preparados para receber serviços através de fibra óptica". 

 

Um número bastante positivo tendo em conta que a média nos 28 estados-membros da EU era de 23%.

 

Além disso, "Portugal encontrava-se, em 2014, na terceira posição no ranking de cobertura de redes de fibra óptica", segundo o mesmo documento.

 

Quanto aos investimentos realizados ou a realizar num futuro próximo, a Anacom relembra que em Fevereiro de 2014 a Vodafone anunciou que pretendia alargar a cobertura da rede de fibra a mais de 1,5 milhões de casas e a Nos também anunciou que pretende cablar cerca de meio milhão de casas com fibra óptica

 

Além disso, em Julho de 2014 a PT e a Vodafone assinaram um acordo para a partilha da rede de fibra óptica, que abrange cerca de 900 mil casas.

 

"Este acordo reforça o anunciado plano de expansão de fibra da Vodafone para um total de mais de 2 milhões de lares em 2015, o que permitiu à Meo atingir, no final de 2014, os 1,7 milhões de casas cabladas com fibra óptica", detalha a entidade liderada por Fátima Barros.

 

Já este ano, em Março, a Vodafone anunciou ter atingido os 1,6 milhões de casas passadas com fibra óptica, "estimando ultrapassar, em Março de 2016, os 2,1 milhões".

 

Em Outubro de 2014, os operadores começaram também a disponibilizar em Lisboa e no Porto a tecnologia 4G, que permite atingir velocidades de download máximas até 300 Mbps.

Ver comentários
Outras Notícias