Fibra óptica chega a 90% dos alojamentos em Portugal. Média da UE é de 23%.
Cerca de 90% dos lares em Portugal estão preparados para receber serviços através de fibra óptica, uma média muito superior à da União Europeia, que se situa nos 23%, segundo o relatório anual que caracteriza o sector publicado pela Anacom.
A cobertura das redes de comunicações em Portugal é "tendencialmente superior" à média dos 28 Estados-membros da União Europeia, segundo o relatório que caracteriza o sector e que é publicado anualmente pela Anacom.
De acordo com a mesma análise, as principais tipologias de redes e serviços de comunicações electrónicas estão disponíveis em Portugal e os consumidores não consideram que a cobertura constitua uma das principais barreiras ao acesso aos serviços.
"Por outro lado, as redes pan-europeias de satélites permitem uma cobertura integral do território nacional", detalha o regulador do sector no mesmo documento
A tecnologia de fibra óptica em Portugal é uma das mais avançadas na União Europeia.
Segundo um estudo do IDATE, no final de 2014 "cerca de 90% dos alojamentos em Portugal encontravam-se preparados para receber serviços através de fibra óptica".
Um número bastante positivo tendo em conta que a média nos 28 estados-membros da EU era de 23%.
Além disso, "Portugal encontrava-se, em 2014, na terceira posição no ranking de cobertura de redes de fibra óptica", segundo o mesmo documento.
Quanto aos investimentos realizados ou a realizar num futuro próximo, a Anacom relembra que em Fevereiro de 2014 a Vodafone anunciou que pretendia alargar a cobertura da rede de fibra a mais de 1,5 milhões de casas e a Nos também anunciou que pretende cablar cerca de meio milhão de casas com fibra óptica
Além disso, em Julho de 2014 a PT e a Vodafone assinaram um acordo para a partilha da rede de fibra óptica, que abrange cerca de 900 mil casas.
"Este acordo reforça o anunciado plano de expansão de fibra da Vodafone para um total de mais de 2 milhões de lares em 2015, o que permitiu à Meo atingir, no final de 2014, os 1,7 milhões de casas cabladas com fibra óptica", detalha a entidade liderada por Fátima Barros.
Já este ano, em Março, a Vodafone anunciou ter atingido os 1,6 milhões de casas passadas com fibra óptica, "estimando ultrapassar, em Março de 2016, os 2,1 milhões".
Em Outubro de 2014, os operadores começaram também a disponibilizar em Lisboa e no Porto a tecnologia 4G, que permite atingir velocidades de download máximas até 300 Mbps.
Mais lidas