Google multada em quase 3 mil milhões de euros pela UE por abuso de posição dominante
Em causa está a vantagem que a Alphabet dá às suas próprias plataformas de publicidade perante a concorrência. Comissão Europeia ordenou o fim das práticas.
- 1
- ...
A Google foi multada em quase três mil milhões de euros pela União Europeia, devido a abuso de poder nos seus serviços de tecnologia publicitária. A Comissão Europeia alega que a Google terá abusado da posição dominante ao dar às suas próprias plataformas de publicidade uma vantagem competitiva sobre as rivais, ordenando o fim dessas práticas.
A comissário europeia Teresa Ribera, responsável pela "Transição limpa, justa e competitiva", afirma no comunicado divulgado esta sexta-feira que "quando os mercados falham, as instituições públicas devem agir para impedir que os operadores dominantes abusem do seu poder. A verdadeira liberdade significa condições equitativas, em que todos competem em igualdade de termos e os cidadãos têm um direito genuíno de escolha".
A Alphabet disse já que vai recorrer da decisão no que diz ser uma multa "injustificada" e que a proibição decretada pela UE vai prejudicar "milhares de empresas europeias".
A medida corre o risco de agravar ainda mais as tensões com o Presidente dos EUA, Donald Trump, num momento em que a Casa Branca tem lançado ameaças contra o bloco europeu por "atacar as incríveis empresas tecnológicas americanas", nas palavras de Trump.
A Google vai, assim, alargando a lista de multas que tem recebido nos últimos meses. Ainda esta quinta-feira, a empresa foi condenada a pagar 690 milhões de euros por desrespeitar a legislação dos cookies na França e invasão de privacidade dos utilizadores norte-americanos.
Mais lidas